Agitos Mutum - Informando Nova Mutum e Regi�o

GERAL

Eclipse solar de hoje, conhecido como Anel de Fogo, será visível no Brasil

O primeiro eclipse solar de 2017 acontece hoje (26). O fenômeno será visto em uma estreita faixa que passa pelo sul do Chile e da Argentina, oceano Pacífico, oceano Atlântico e sul da África. Segundo o Observatório Nacional, o eclipse será anular, também conhecido como “Anel de Fogo”, ou seja, quando se vê todo o desenho do Sol e uma espécie de anel de luz ao redor.

A observação no Brasil inclui toda a região Sul, Sudeste, grande parte do Nordeste e Centro-Oeste, que poderá ver o eclipse como parcial, entre 10h e 12h30, horário de Brasília, conforme a localidade.

Para uma observação segura, é importante que seja feita com instrumentos especiais usados por astrônomos ou com técnica de projeção. O Observatório Nacional ressalta que nunca se deve olhar diretamente para sol nem mesmo com o uso de filme de raio X, óculos escuros ou outro material caseiro. A exposição, mesmo de poucos segundos, danifica o olho de modo irreversível.

A agência espacial norte-americana Nasa lançou um site com detalhes sobre o eclipse solar. A plataforma vai transmitir, em tempo real, o fenômeno.

O Brasil terá a oportunidade de visualizar outro fenômeno solar ainda este ano. Em 21 de agosto, haverá um eclipse total do sol, que poderá ser visto no parcialmente somente na região nordeste, próximo do horário do pôr do sol.

Segundo análises do Observatório Nacional, em 14 de dezembro de 2020, haverá um eclipse parcial do sol que terá também visibilidade em grande área do Brasil.

ECONOMIA

Conta de luz terá bandeira amarela em março, com extra de R$ 2 a cada 100 kWh

A bandeira tarifária que será aplicada nas contas de luz em março será amarela, ou seja, com cobrança extra de R$ 2 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A bandeira amarela é ativada quando é preciso acionar mais usinas termelétricas, por causa da falta de chuvas.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a previsão de chuvas nos reservatórios das hidrelétricas no mês de março ficou abaixo da expectativa anterior, o que levou a indicação de maior geração termelétrica como medida para preservar os níveis de armazenamento e garantir o atendimento à carga do sistema.

Desde dezembro, a bandeira tarifária estava verde, sem custo extra para os consumidores. Na semana passada, a Aneel aprovou os novos valores para as bandeiras neste ano.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 como forma de recompor os gastos extras com a utilização de energia de usinas termelétricas, que é mais cara do que a de hidrelétricas. A cor da bandeira é impressa na conta de luz (vermelha, amarela ou verde) e indica o custo da energia em função das condições de geração de eletricidade.

Quando chove menos, por exemplo, os reservatórios das hidrelétricas ficam mais vazios e é preciso acionar mais termelétricas para garantir o suprimento de energia no país. Nesse caso, a bandeira fica amarela ou vermelha, de acordo com o custo de operação das termelétricas acionadas.

CIDADES

Menina faz carta para denunciar abusos do pai

Preso pai acusado de abusar sexualmente das filhas de 11 e 15 anos. Crime foi denunciado pela irmã das vítimas, uma menina de 12 anos, que escreveu uma carta relatando todo sofrimento das vítimas e entregou para a professora dela, em uma escola rural da cidade de Araguaiana.

A prisão do agressor Adão Ferreira da Silva, 40, foi realizada por policiais militares da cidade, depois de serem acionados por membros do Conselho Tutelar. Ele já estava sendo investigado por suspeitas de maus tratos, depois que uma vizinha que mora na mesmo colônia de trabalhadores dele fez a denúncia.

Adão mora com duas filhas, com idades de 15, 12 e 11 anos e o filho de 14, em uma das casas da fazenda. Ele tem segundo grau completo e atua no seringal da propriedade. Os dois filhos mais velhos moram com ele a mais tempo. Mas as meninas mais novas estão com ele há quatro meses, depois que a mãe foi presa por tráfico, no estado de Goiás.

Tão logo chegaram, a menina de 12 passou a ser alvo dos abusos. A de 15 anos era abusada há algum tempo. Inclusive o acusado dava a ela anticoncepcional. Na carta a vítima relata que a irmã acordava com os olhos inchados, por não dormir a noite, enquanto era abusada pelo pai. Inclusive desenha o pai na cadeia.

Após a denúncia, os policiais militares comandados pelo sub tenente Elton Vieira de Souza Silva, foram até a propriedade, na quinta-feira (23) e depois de ouvirem os relatos das crianças, encaminharam a família até a cidade de Barra do Garças, distante cerca de 200 quilômetros da cidade.

Lá, o delegado Wilyney Santana Borges, ouviu todas as testemunhas e vítimas, submetidas a exames de corpo delito, quando foi confirmado o abuso das meninas. Acredita que em pouco tempo a criança de 12 anos também seria alvo dos abusos do pai.

As crianças foram encaminhadas para um abrigo na cidade e devem passar po acompanhamento psicossocial. A Justiça que deverá determinar se a guarda será entregue a algum familiar próximo.

Borges relata que o sofrimento das vítimas é ainda maior pois, apesar dos abusos e agressões sofridas, o pai ainda era o único referencial de família que possuem. Ele ainda é acusado de fornecer bebida alcoólica para os filhos. Mas impedia que tivessem amigos ou convivência com outras pessoas, possivelmente para evitar que fosse denunciado pelos crimes.

CIDADES

Bombeiros fazem parto de uma menina na BR-163

CIDADES

Carro cai no rio; homem morre e carona se fere - Veja foto

GERAL

MT é o 10º estado com maior número de presos provisórios, aponta CNJ

ÚLTIMAS COBERTURAS ver mais>>>

INAUG. THE DOG FATHER

INAUG. THE DOG FATHER

INAUGURAÇÃO CHILLI BEANS

INAUGURAÇÃO CHILLI BEANS

SHOW BRUNO & BARRETO

SHOW BRUNO & BARRETO

POLÍCIA

Nova Mutum: Polícia Civil prende Criminosos de alta periculosidade

A Policia Civil prendeu na tarde desta sexta-feira, W.L.S (vulgo Nambu), e E.C.S(vulgo Mago) na rua das Aroeiras no bairro Residencial Buritis em Nova Mutum.

A prisão dos dois indiciados, foi em cumprimento a um Mandado de Prisão expedido pela Justiça do município, onde ambos são acusados de praticar um crime de tentativa de homicídio ocorrido no dia 30 de novembro do ano passado no residencial Novo Horizonte 1.

O delegado, Felipe Leoni, julgou a prisão dos dois acusados como uma das mais importantes do município, definindo os dois, como criminosos . “Eles são suspeitos de capitanear os crimes de homicídios que aconteceram aqui, não só como autores mas também como mandantes, são suspeitos da prática de tráfico de drogas já algum tempo na região da Prohab 1, e são ligados a uma organização criminosa que vem crescendo no município, por isso considero como uma das prisões mais importante desses últimos dias”, disse o delegado.


O delegado afirmou ainda que na residência onde eles estavam, os investigadores encontraram uma arma de fogo, e 18 munições, e alguns objetos roubados.

Uma mulher que estava na residência também foi conduzida a delegacia, segundo o delegado, ela é mãe de um dos envolvidos, e respondera a princípio pelo crime de favorecimento real.

O delegado ainda ressaltou ainda que essa ação é resultado do trabalho da Gerencia de Investigações Gerais (GIG), apoiando a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF) do município.

GERAL

Agências bancárias não abrem durante o Carnaval; bancos reabrem dia 1º de março ao meio-dia

CIDADES

Trabalhador morre soterrado por grãos de soja em Sorriso

CIDADES

Arenápolis quer reunir 25 mil/dia com bandas de baile, arrocha e axé

AGRONEGÓCIOS

Colheita da soja atinge 66% da área e plantio do milho 78,7% em Mato Grosso




.

Agitos Mutum - www.agitosmutum.com.br

Telefones (65) 996 968 266

Email: redacao@agitosmutum.com.br
leandrocampos@agitosmutum.com.br

© Agitos Mutum - Todos os direitos reservados