Portal Sorriso
Sorriso/MT
Uma ocorrência mobilizou a equipe do Corpo de Bombeiros no bairro Rota do Sol, em Sorriso, nesta semana. Uma bebê de apenas dois meses de idade se engasgou com leite materno durante a amamentação, mas foi socorrida a tempo após a rápida ação dos bombeiros militares.
Segundo o Sargento Thalmir Ferreira, a corporação foi acionada pelo telefone de emergência 193. “Recebemos a ligação da mãe relatando que o bebê estava engasgado. De imediato, conforme o protocolo do Corpo de Bombeiros, orientamos os pais pelo telefone com o procedimento correto de desengasgo”, relatou.
Graças às instruções seguidas corretamente pelos responsáveis, a criança conseguiu expelir o líquido e começou a respirar normalmente. Quando a equipe chegou ao local, a bebê já estava na posição de recuperação — de barriga para baixo — e apresentava sinais vitais estáveis.
“Ela estava um pouco amoadinha, mas respirando. Fizemos apenas a avaliação clínica: ausculta, verificação dos sinais vitais e estímulos. Estava tudo dentro da normalidade”, afirmou o sargento. Mesmo assim, por segurança, a bebê foi encaminhada à UPA para uma avaliação médica completa.
Thalmir destacou a importância de manter a calma em situações como essa e seguir rigorosamente as orientações do Corpo de Bombeiros. “Sabemos que é difícil manter a calma quando se trata de um filho, mas é fundamental ouvir e seguir as instruções. A maioria dos casos de engasgamento em bebês pode ser resolvida com manobras simples, desde que feitas corretamente”, alertou.
Ele ainda reforçou a importância de pais, mães, cuidadores e educadores buscarem cursos de primeiros socorros. “Conhecimento salva vidas. Muitas vezes conseguimos ensinar pelo telefone, mas quanto mais preparados estiverem os adultos ao redor da criança, maiores são as chances de sucesso numa emergência.”
O caso teve um desfecho positivo, e a bebê passa bem. O episódio serve de alerta sobre os cuidados durante a amamentação e a importância da preparação para lidar com situações de emergência.