Thais Bemfica/Repórter MT
As mudanças climáticas estão aumentando o número de dias excessivamente quentes no mundo e picos de calor deverão se tornar comuns. De acordo com o estudo feito pela ONG CarbonPlan e publicada no The Washington Post, Cuiabá poderá ter um pouco mais de cinco meses de temperaturas extremas até 2050.
A pesquisa se baseia em períodos de calor extremo, médias diárias acima de 32°C, que podem oferecer risco à saúde. Assim foram avaliadas temperatura do ar, umidade, radiação e velocidade do vento.
De acordo com o levantamento feito pelo UOL, Cuiabá aparece como a sétima capital do Brasil, com maior número de dias de calor extremo, com previsão de 168 dias, o que equivale a pouco mais de cinco meses. Para se ter uma ideia, em 2000 Cuiabá tinha 100 dias de temperaturas altas.
Manaus, no Amazonas, será a primeira cidade, com previsão de 258 dias. Em segundo lugar aparece Belém, com 222 dias. Já em terceiro Porto Velho, com 218 dias.
Ainda conforme o estudo, a estimativa é que mais de 2 bilhões de pessoas fiquem expostas a um mês inteiro de temperaturas elevadas (médias acima de 32°C) até 2030. Em 2050, esse número poderá passar de 5 bilhões de pessoas.
Para os cientistas que conduziram o estudo, está em curso uma "nova epidemia de calor extremo", o que representa "uma das ameaças mais graves para a humanidade".
Temperaturas altas já começaram
Uma intensa onda de calor se instalou sobre Mato Grosso e deve durar até o fim de setembro. Com isso, o Estado enfrentará altas temperaturas a partir dessa semana. A Defesa Civil já emitiu um alerta para Cuiabá e até o fim de semana os termômetros poderão registrar máxima de até 46°C, ou seja, cinco graus acima da média para o mês, que já é bastante alta.
Segundo a agência Metsul Meteorologia, a quarta-feira (20) será de sol com nuvens, as temperaturas variam entre 28°C e 44°C, com rajadas de vento de o km/h.
Na quinta-feira (21), o dia novamente será ensolarado com poucas nuvens. Os termômetros variam entre 29°C e 45°C, com chances de rajadas de ventos de até 23 km/h.
A sexta-feira (22) continua com sol forte, com temperaturas variando entre 29°C e 46°C. Há chances de rajadas de vento de 19 km/h, mas não deve chover.
No sábado (23) haverá sol entre nuvens. A mínima será de 29°C, já a máxima deve chegar a 46°C. Pode haver registros de ventania de até 20km/h. E no domingo (24), o dia continua ensolarados com os termômetros variando entre 29°C e 47°C.