Thais Bemfica/Repórter MT
A chuva registrada no fim de semana não deverá aliviar o calorão cuiabano. O mês vem sendo quente e com umidade abaixa do recomendado, inclusive com recordes de calor e a tendência é que isso continue. Previsões da agência ClimaTempo indicam que a semana será de muito sol com chance de os termômetros chegarem a 42 graus.
Mesmo estando no inverno, o mato-grossense já está acostumado com calor intenso e poucas chuvas nesse período do ano. No entanto, conforme a agência ClimaTempo, especialistas preveem que os próximos dias serão de ondas de calor acima do normal o que aumenta as chances de novos recordes históricos.
Cuiabá registrou temperaturas entre 38 e 40 graus já na primeira quinzena do mês. O pico foi no dia 10, quando os termômetros chegaram a 40,4°C, que inclusive é o atual recorde de calor em 2023. Ainda assim, o restante do mês poderá registrar calor ainda mais intenso não apenas no Centro-oeste, como em boa parte do Brasil ao mesmo tempo.
Ainda nesta segunda-feira (21), o sol aparece entre nuvens, mas não há previsão de chuva. As temperaturas variam entre 22 e 39 graus, com umidade entre 17% e 48%. Na terça-feira (22), as temperaturas sobem, podendo chegar a 24 e 41 graus, com sol ainda entre algumas nuvens. Novamente não há previsão de chuva. A umidade relativa do ar deve permanecer entre 14% e 44%.
Para a quarta-feira (23), a mínima será de 24 graus, enquanto a máxima chega a 42 graus. O dia será ensolarado, com algumas nuvens. A umidade varia entre 12% e 40%. Na quinta-feira (24), as temperaturas oscila entre 25 3 40 graus, com sol. Não chove. A umidade deve variar entre 20% e 44%.