Da assessoria
Mato Grosso consolidou em 2025 sua posição como o maior exportador de carne bovina para a China. Segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), entre janeiro e setembro foram embarcadas 351,3 mil toneladas da proteína ao país asiático.
Com esse resultado, o estado superou São Paulo — outro importante polo da pecuária brasileira —, que exportou 343,5 mil toneladas no mesmo período.
O desempenho reflete o bom momento da pecuária mato-grossense. No acumulado do ano, Mato Grosso já enviou 646,9 mil toneladas de carne bovina para 89 países, alcançando uma receita de US$ 3 bilhões até setembro, com valor médio de US$ 5,3 mil por tonelada.
Para 2026, a meta é expandir ainda mais as exportações, tanto pela abertura de novos mercados quanto pela consolidação dos já existentes, como a própria China — hoje o maior comprador da proteína bovina brasileira.
Com esse objetivo, uma comitiva mato-grossense formada pelo Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e Invest MT está na China nesta semana para debater a ampliação do comércio, especialmente com províncias do interior do país.
“Participar dessa missão é uma oportunidade estratégica para fortalecer ainda mais a presença da carne mato-grossense no mercado internacional. A China é hoje o principal destino das nossas exportações, e temos muito a mostrar, especialmente o compromisso de Mato Grosso com uma pecuária sustentável e de alta qualidade”, afirma o presidente do Imac, Caio Penido.
“Estamos aqui para abrir novas portas, ampliar parcerias e demonstrar que o nosso modelo de produção está em sintonia com as exigências do consumidor global: carne segura, produzida com responsabilidade ambiental e social; que atende as demandas por segurança alimentar e climática. Essa é a carne de Mato Grosso, uma carne que vem de um estado que concilia produtividade e conservação, que investe em inovação e transparência, e que se orgulha de ser referência mundial em sustentabilidade”, enfatiza Penido.
Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do Agitos Mutum
Tem uma denúncia ou sugestão de reportagem?
Fale diretamente com a nossa redação:
Clique aqui para entrar em contato
Siga o Agitos Mutum nas redes sociais:































































