Nova Mutum

day_122.png
15 de Março de 2025
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png

15 de Março de 2025

Cidades Quarta-feira, 24 de Março de 2021, 14:14 - A | A

24 de Março de 2021, 14h:14 - A | A

Cidades / Saúde em Colapso

Mato Grosso registra 1ª morte de paciente com Covid por falta de oxigênio

Diretora de hospital de Vila Bela da Santíssima Trindade faz apelo às autoridades para receber insumo

Allan Mesquita/Dolha Max



Uma paciente com Covid-19 morreu por falta de oxigênio no Hospital Filantrópico de Vila Bela da Santíssima Trindade (515 quilômetros de Cuiabá) na manhã desta quarta-feira (24). O óbito foi confirmado pela diretora da unidade hospitalar, Maria Auxiliadora Rose. 

“Perdemos uma paciente hoje cedo e estamos com uma ala onde todos dependem de oxigênio”, disse em um vídeo exibido pela TV Centro América (Rede Globo).

 

A diretora afirma também que o estoque do suprimento do hospital está no limite, o que coloca em risco a vida de outros pacientes que estão em tratamento na unidade. Ela acrescenta também que não há mais vagas para novas internações e faz um apelo por ajuda.

“Hoje nós não conseguimos mais vagas para nossos pacientes e pedimos ajuda porque os cilindros não vão chegar. Precisamos de ajuda e que olhem para Vila Bella nesse momento desesperador”, complementou.

 

Thank you for watching

CRISE DE OXIGÊNIO

A falta de oxigênio pode ocorrer em outras cidades do Estado. Nesta segunda-feira (22), a empresa Oxigênio Dois Irmãos, responsável pelo fornecimento de oxigênio para o sistema de saúde de 30 cidades da região norte Estado, notificou o governador Mauro Mendes (DEM) para que adote, com urgência, medidas para abastecer os hospitais da região.

De acordo com a empresa, com sede em Sinop, o desabastecimento ocorreu por conta da fornecedora do produto. A empresa Messer Gases Ltda, que fica localizada no município de Cubatão (SP), mudou sua logística de abastecimento para a cidade Santa Cruz (RJ).

No mesmo dia, a assessoria de comunicação do Palácio Paiaguás emitiu nota afirmando que tomou todas as providências necessárias para garantir o contínuo fornecimento de oxigênio nos hospitais sob responsabilidade da Secretaria Estadual de Saúde. A administração estadual também garantiu que monitora as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) privadas e dos hospitais municipais para ajudar evitar o desabastecimento.

Contudo, nesta terça-feira (23), o Ministério da Saúde emitiu um alerta informando que Mato Grosso e outros cinco Estados estão em situação crítica para falta de oxigênio hospitalar. O documento foi encaminhado para a Procuradoria-Geral da República (PGR). 

Na noite de ontem, a Justiça Federal atendeu ação das Defensorias Públicas do Estado e da União e determinou que o Governo Federal providencie oxigênio para as unidades de saúde de Mato Grosso. 

OUTRO LADO

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) informou que, até o momento, não recebeu qualquer ofício relativo ao desabastecimento de oxigênio no Hospital Evangélico, em Vila Bela da Santíssima Trindade.

Comente esta notícia

cd0fb6c3112b42f4ac7db47ed2ff7af9_2.png
whatsapp-icon-4.png (65) 9 9280-9853