Amanda Garcia/Hiper Notícias
Dados do Corpo de Bombeiros Militar apontam que Mato Grosso registrou 166 mortes por afogamento no ano de 2023. De acordo com balanço disponibilizado à reportagem, o mês de setembro lidera o ranking anual, com 33 ocorrências registradas. Já os meses de junho e dezembro seguem sendo os menos mortes, com cinco ocorrências cada.
Conforme noticiado anteriormente, o total de mortes registrado este ano em todo o Estado já representa 49% a mais do que foi registrado no ano anterior.
Prestes a chegar ao fim, dezembro tem um dos menores índices do ano, com cinco casos registrados até o momento. Três deles ocorreram ainda na primeira semana do mês, nas águas do rio Arinos, localizado na região norte do Estado. Já os outros dois foram duas mortes infantis durante o feriado de Natal.
O primeiro caso registrado em dezembro foi o do casal Cleiton Hiler Ferreira de Souza, de 27 anos, e Beatriz Carnaúba, de 23 anos. Eles estavam em um barco que afundou no rio Arinos, em Juara (653 km de Cuiabá). A ocorrência foi registrada no dia 3.
O segundo caso foi no dia seguinte, menos de 24h depois do casal e também no rio Arinos. Na ocasião, uma menina de 10 anos, que não teve a identidade revelada, morreu afogada nas águas.
Já os dois últimos casos foram registrados no último final de semana, durante o feriado de Natal, de mortes infantis. Na tarde do dia 24, véspera de Natal, Theodoro Albano da Silva, de 3 anos, morreu afogado na piscina de uma chácara no Coxipó do Ouro, em Cuiabá.
No Coxipó do Ouro Três dias depois, na última quarta-feira, a vítima foi um bebê de 1 ano que morreu afogado na piscina de um depósito de materiais de construção, no município de União do Sul (719 km de Cuiabá).
OCORRÊNCIAS EM CADA MÊS
JAN - 12
FEV - 6
MAR - 6
ABR - 12
MAI - 21
JUN - 5
JUL - 22
AGO - 14
SET - 33
OUT - 15
NOV - 15
DEZ - 5
TOTAL: 166