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Cidades Sábado, 21 de Outubro de 2023, 18:49 - A | A

21 de Outubro de 2023, 18h:49 - A | A

Cidades / POLÊMICA

No calorão, motoristas são quem decide ligar ou não o ar-condicionado nas viagens por aplicativo

Jolismar Bruno/Gazeta Digital



Diante das altas temperaturas registradas em Cuiabá nos últimos dias, com máxima de até 43º C, o transporte por aplicativo é uma alternativa, tendo em vista a comodidade, em especial, do ar-condicionado. Mas é possível que ao solicitar uma corrida, o ar do veículo não esteja ligado e fica a critério do motorista decidir ligar ou não, caso a corrida não seja na categoria comfort, como explica o presidente da Associação dos Motoristas por Aplicativos de Mato Grosso (Ama-MT), Cleber Cardoso Silva.

O assunto se os motoristas de aplicativos devem andar com ar-condicionado ligado durante as corridas ganhou repercussão na internet, após alguns integrantes da classe trabalhadora de São Paulo afirmarem estar cobrando taxa extra dos passageiros para andar com ar ligado. Segundo uma reportagem do portal Uol, o valores variam entre R$ 2 e R$ 5.

Cleber Cardoso Silva disse que não apoia a atitude e que, em Cuiabá, os motoristas não cobram nenhum tipo de taxa para ligar o ar-condicionado do carro.

Circular com o ar dos veículos ligados gera maiores gastos de combustível e segundo Cleber, “muitos andam com ar desligado  para economizar”. Essa é uma das causas apontadas pelos motoristas de São Paulo que cobram as taxas.

Essa situação ocorre quando os passageiros solicitam corridas “normais”, ou seja, que não são comfort. No caso da modalidade mais cara, obrigatoriamente o ar precisa estar ligado, entre outros benefícios.

A reportagem conversou com um motorista de aplicativo que preferiu não ser identificado. Ele contou que faz corridas diariamente, na capital, com ar-condicionado ligado. Um dos motivos apontados pelo motorista é a avaliação com nota baixa no término da corrida.

A forma que os motoristas são avaliados impacta também na plataforma. Ou seja, quanto mais notas baixas, menor é o número de “estrelas” do motorista e os outros passageiros, em corridas futuras, podem escolher aceitar ou cancelar uma viagem em que o motorista tenha notas baixas. Todas essas informações ficam disponíveis.

Para a reportagem, o motorista contou que o equipamento do seu carro quebrou e optou parar com as corridas até que conserte. Com a decisão, ele explicou que precisará trabalhar por mais horas para compensar os dias em que ficou parado. 

Não há nenhuma regulamentação que obrigue o motorista de aplicativo ligar o ar-condicionado durante as viagens que não seja na categoria comfort. “Hoje, 70% dos passageiros querem todos os confortos possíveis, mas não tem coragem de pedir uma corrida pagando pelo conforto”, alfinetou Cleber Cardoso. 

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