Fabiana Mendes/Olhar Direto
O prefeito de Juína, Paulo Veronese (Podemos) editou um novo decreto que visa barrar a proliferação da Covid-19 na cidade. Após um diagnóstico da atual situação no Centro COVID e do aumento no número de mortes, passou a ser proibida a venda de bebidas alcoólicas em qualquer estabelecimento pelo período de sete dias a partir desta terça-feira (26).
Conforme o decreto, fica proibida a venda ou distribuição de bebidas alcoólicas em bares, botecos, lanchonetes, restaurantes, mercados, supermercados, padarias, inclusive, todos os que operam dentro dos supermercados, mercados e pesque e pague, e os carrinhos/trailers de comidas em geral e espetinhos diversos, inclusive os localizados nos espaços e passeios públicos, serviços de alimentação e outros estabelecimentos de gênero alimentício similares, ainda que eventuais e ambulantes, bem como as lojas e casas que comercializem bebidas.
Fica permitida a venda e comercialização, no espaço da Feira Municipal com ocupação máxima de 50% das bancas. Eventos públicos e privados também foram proibidos, bem como o transporte coletivo urbano.
As atividades escolares presenciais da educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e superior público e privado, continuam suspensas.
Fica vedada também a realização de jogos de futebol ou qualquer outra atividade esportiva em campos de futebol, praças públicas, quadra society ou outro campo esportivo, seja ele público ou privado, tais como quadras poliesportivas, ginásios de esportes.
O prefeito ainda afirma que se as regras forem descumpridas pelo comércio, ele poderá decretar o fechamento total (lockdown) no município.
A decisão foi tomada em conjunto com o presidente da Câmara de Vereadores e representantes de várias entidades Civil Organizadas do município entre elas o Rotary, Lions, Maçonaria, ASCOM, CDL, Conselho Municipal de Saúde, Secretaria de Educação, SIMNO e Procon, na segunda-feira (25).
Acesso a íntegra do decreto AQUI.