Repórter MT
O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) de Cuiabá, sob gestão do Gabinete de Intervenção, emitiu alerta de risco à saúde por causa do calor extremo que tem sido registrado na Capital. O aviso de atenção traz medidas preventivas importantes que precisam ser tomadas para que sejam evitados danos à saúde de pessoas, principalmente idosos, crianças e trabalhadores em campo, e animais.
Conforme alerta vermelho do Instituto Nacional de Meteorologia, que vale até às 18h de segunda-feira (23), “em Cuiabá são esperadas temperaturas assombrosas até para os padrões locais, já que a capital mato-grossense é conhecida por apresentar calor intenso ao longo de boa parte do ano. Na última quinta-feira (19), o Inmet registrou máxima de 44,2 ºC, e a previsão é de um aumento ainda mais significativo nos próximos dias, podendo superar recordes históricos”.
Diante do risco, o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde avisa que atividades físicas não são recomendadas, principalmente em horários com maior incidência de radiação ultravioleta do sol, das 10h às 16h. Também lembra que é preciso beber bastante líquido e evitar exposição excessiva ao sol, que pode causar mal-estar e insolação.
Conforme o alerta do CIEVS, se a pessoa ou animal sentir mal-estar persistente por causa do calor extremo, é preciso procurar imediatamente um serviço de saúde.
Confira todas as recomendações do CIEVS:
- Não substitua água por bebidas alcoólicas;
- Faça Refeições leves e frias mais vezes ao dia;
- Prefira ambientes arejados e evite aglomerações;
- Se possível, umidifique o ambiente (toalhas molhadas e o bacia/balde com água);
- Proteja-se do sol com sombrinha, chapéu, boné, roupas leves e claras, de preferência de algodão;
- Faça uso do protetor solar;
- Use soro fisiológico nos olhos e narinas.