Silvana Bazani/Gazeta Digital
As compras de Natal irão movimentar R$ 2 bilhões em Mato Grosso neste ano. O gasto total dos consumidores com aquisição de presentes para celebrar a data mais aguardada pelo comércio será 14,8% maior que em 2022, estima a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cuiabá. A maioria (79,6%) das pessoas entrevistadas na pesquisa realizada pela CDL de Cuiabá afirmou que pretende realizar compras no período que antecede a data comemorativa.
Cada consumidor prevê adquirir, em média, 4 itens e desembolsar R$ 1.252,59, quantia 24,9% superior ao investido no mesmo período do ano passado. Além disso, 57,6% dos entrevistados afirmam que optarão por parcelar os pagamentos das compras a prazo, sendo predominante o uso do cartão de crédito (80,9%), crediário (13,7%) e boleto (5,4%). O grupo de consumidores que pretende pagar à vista prevê usar cartão de débito (35,8%), dinheiro (32,1%) e PIX/ transferência (32,1%).
Os produtos mais visados são roupas e calçados (47,8%), brinquedos/ pelúcia (16,1%), produtos de beleza (15,7%), celulares/smartphone (4,9%), artigos esportivos (3,5%), eletrodomésticos (3,4%), móveis em geral (2,5%), acessórios (2,1%), itens para decoração de casa (1,2%), viagens (0,5%), itens para decoração (0,5%), livros (0,4%) e outros (1,4%). Entre os locais preferidos para aquisição dos presentes estão o comércio de rua no centro da cidade (45,1%), seguido pela internet/sites (22,1%), shopping center (13,5%), lojas próximas nos bairros onde mora (9,9%), mídias sociais (2,3%) e outros (7,1%).
Sobre o planejamento das compras natalinas, 72,9% dos entrevistados ainda não começaram a pesquisar produtos, preços e nem quando comprar. Outros 73,2% pretendem ir às compras na semana do Natal e somente 25,1% comprarão antes da última semana da principal data do varejo brasileiro.
No Natal de 2023 os principais presenteados serão os familiares, sendo filhos (23,9%), cônjuges (20,4%), mãe (18,2%), pai (13,6%), sobrinhos (5,5%), irmãos (3,8%), namorados (1,8%), amigos (1,7%) e outros (11,1%). Nos encontros por ocasião da data festiva, 66,1% dos consumidores irão participar de confraternizações, das quais 88,5% no próprio município onde residem. Também está prevista a troca de presentes por meio de “amigo oculto”, opção citada por 43% dos consumidores. (Com informações de assessoria).