Por G1 MT
Uma concessionária de energia de Mato Grosso relatou que, nos últimos 12 meses, mais de 639 mil MWh de energia foram furtados no estado. Segundo a empresa, essa quantia é suficiente para abastecer os municípios de Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana da capital, por 14 meses.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade de Várzea Grande possui cerca de 300.078 mil habitantes. Já o município de Chapada dos Guimarães tem 18.990 mil pessoas morando na região.
A concessionária ainda informou que o furto de energia, também conhecido como 'gato', impacta na qualidade do fornecimento, pois sobrecarrega o sistema elétrico. Além de poder gerar curtos-circuitos e até incêndios nas regiões.
Fiscalização
A concessionária relatou que um supermercado localizado no bairro Altos da Glória, em Cuiabá, foi flagrado nesta sexta-feira (10), pela segunda vez no ano, com alterações no medidor de energia.
Durante uma fiscalização realizada nessa terça-feira (7), em um garimpo de Pontes e Lacerda, a 483 km de Cuiabá, também foram encontradas irregularidades. Segundo a empresa, equipes técnicas identificaram dois transformadores ligados diretamente na rede para a extração do minério. O responsável pela empresa foi preso.
A estimativa é que nesses dois casos mais de R$100 mil deixaram de ser pagos.