Tiago Franz | Assessoria Acenm/CDL
Nova Mutum/MT
O Brasil registrou em setembro o saldo de 313.564 novos postos de trabalho. Foram 1.379.509admissões frente a 1.065.945 desligamentos, conforme informou o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).Em MT o saldo também foi positivo: 5.256 empregos criados, sendo 31.572 admissões e 26.316 desligamentos. O saldo foi puxado principalmente pelo comércio, que fechou setembro com 2.256 empregos a mais.
“Isso reflete o momento de retomada econômica, principalmente nos grandes centros, como Cuiabá e Várzea Grande, que haviam sofrido muito com as medidas restritivas de combate ao novo coronavírus”, comenta o presidente da Acenm, Joelmir Faccio.
NOVA MUTUM
O município de Nova Mutum acompanhou a tendência do Estado e registrou saldo positivo de 157 novos postos de trabalho. Foram 874 admissões frente a 717 desligamentos. Destaque para o comércio, que fechou com saldo positivo de 66 novos postos de trabalho.
“Numa primeira análise isso se deve ao resultado relativamente bom do mês de setembro, que, conforme dados do SPC Brasil, registrou um aumento de 1,48% nas vendas em relação ao mesmo mês do ano passado”, explana o gerente administrativo da Acenm/CDL, Rodrigo Rigoni.
Já com relação ao mês anterior (agosto/2020), que foi aquecido pelo Dia dos Pais, as vendas de setembro caíram 3,84%. A desaceleração já era esperada em setembro. “Ainda assim o mês foi bom frente ao mesmo período de 2019 e nota-se que as medidas de estímulo, como foi o caso da ajuda emergencial, contribuíram para esse número. Aguardamos com naturalidade que outubro também apresente variação negativa, uma vez que a ajuda emergencial diminuiu e tambémporque as famílias estão se preparando para o período de festividades de final de ano”, analisa o presidente da CDL, Roberto Giequelin.