Maju Souza/ Repórter MT
“Sim, as pessoas podem se infectar após os 15 dias da segunda dose. Todavia, essa infecção tende a ser leve”, afirma o infectologista Tiago Rodrigues. Ao Site Repórter MT, o especialista detalhou que a vacina CoronaVac tem como intenção primordial evitar formas graves da covid-19 e principalmente as mortes.
Segundo Tiago, para que uma pessoa fique imunizada, ela precisa tomar as duas doses da medicação e aguardar uma janela de 15 dias. Esse período é o tempo que o corpo leva para montar a defesa do sistema imunológico e criar os anticorpos.
Existe, de acordo com o especialista, uma pequena parcela de cerca de 10% dos vacinados, que poderão se infectar de forma leve.
“A eficácia da vacina encontrada nos estudos só é estabelecida após 15 dias da segunda dose... Ainda não foi documentado [no mundo] nenhum caso de morte, após contrair covid-19 em pessoas com esquema vacinal completo”, explica.
Por esse motivo, ele ressalta que depois de ser vacinado, o indivíduo deve permanecer com os cuidados de biossegurança, para que não transmita a doença para pessoas não vacinadas, que podem desenvolver o coronavírus de forma grave.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E FIQUE ATENTO NAS NOSSAS NOTÍCIAS, CLIQUE AQUI