Gilmar Alves/Assessoria
Nova Mutum/MT
Estudantes da EMEBI Marton Lucca, de Nova Mutum, brilharam na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada no último sábado (12), no município vizinho de Lucas do Rio Verde. A equipe Eletro Elite, coordenada pelo professor Eginaldo Almeida, participou pela primeira vez da competição e garantiu bons resultados, conquistando o título de campeã estadual.
Os estudantes de Nova Mutum mostraram suas habilidades no resgate de vítimas e superando desafios-surpresa. Com o feito, a equipe assegurou uma vaga na final nacional que será realizada em Salvador, Bahia, de 2 a 12 de outubro.
Nesta segunda-feira (14), os campeões foram recebidos pelo prefeito Leandro Félix, no Gabinete Municipal, onde receberam o incentivo para continuar no propósito de estudar e aprender mais sobre tecnologias.
“Me alegro muito em ver o desempenho dos jovens talentosos que temos. Isso é um exemplo do avanço da robótica em Nova Mutum e um estímulo para futuras carreiras científico-tecnológicas” - destacou Félix
O coordenador de Tecnologias Educacionais da Secretaria Municipal de Educação, Lourivaldo Arruda Barros, enalteceu a gestão municipal por investir em tecnologias na grade curricular dos alunos das escolas municipais. “O sucesso da equipe em conquistar o título de campeã estadual na Olimpíada Brasileira de Robótica é o resultado do trabalho árduo e da dedicação dos nossos talentosos alunos e professores”, afirmou.
“Estamos entusiasmados para representar Nova Mutum na final nacional e mostrar o potencial da nossa cidade”, completou o professor Eginaldo Almeida.
A iniciativa contribui para a implementação de uma cultura digital inclusiva e sustentável, que possa inspirar na pesquisa e busca de outros saberes na Robótica Educacional junto aos alunos da rede municipal. “Estamos garantindo a oportunidade para os estudantes desenvolverem novas habilidades e competências inerentes ao mundo digital. Toda a rede municipal já conta com as aulas dinâmicas e atrativas, o que tem melhorado a qualidade e interatividade das aulas, lembrou a secretária de Educação, Elena Maass.
A OBR é uma olimpíada científica com propósito de estimular os jovens a se interessarem pelas carreiras científico-tecnológicas, identificar talentos promissores e fomentar debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem. A competição é aberta a todas as escolas públicas e privadas do ensino fundamental, médio ou técnico de todo o Brasil.