DO UOL
Em 52 operações de bloqueio, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) atingiu um total de 3.900 endereços de "gatonet" durante o ano de 2023. O balanço foi divulgado hoje.
O objetivo da Anatel é retirar TV boxes não homologadas dos lares brasileiros. "Esses dispositivos não têm assistência técnica, não há garantia de segurança de dados, e podem se tornar vetores de ataques digitais à rede do usuário ou às redes das prestadoras de telecomunicações", afirma Artur Coimbra, conselheiro diretor da Anatel e coordenador do combate à pirataria no órgão regulador.
A agência está fechando o cerco em torno dos servidores utilizados para pirataria de conteúdo audiovisual por meio de aparelhos conhecidos como TV boxes (ou "gatonet"). Para isso, elaborou um plano de ação denominado Plano de Combate aos Decodificadores Clandestinos, iniciado antes do Carnaval e que visava inicialmente apenas a tecnologia utilizada para a pirataria.
Recentemente, a agência obteve sucesso no bloqueio das três principais tecnologias (compartilhamento de chave de criptografia do sinal do SeAC (Serviço de TV por Assinatura), assinatura pirata e IPTV).