Nova Mutum

day_122.png
02 de Agosto de 2025
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png

02 de Agosto de 2025

GERAL Terça-feira, 29 de Julho de 2025, 14:40 - A | A

29 de Julho de 2025, 14h:40 - A | A

GERAL / GERAL

Após mais de 20 furtos de fios de cobre, empresa de MG faz outdoor com recado para ladrões: 'Rouba outro, a gente não aguenta mais'

Placa foi colocada em avenida de Poços de Caldas. Polícia diz que tem feito fiscalização em locais que compram este tipo de material.

Por Fabiana Assis, g1 Sul de Minas



Cansada de ter que arcar com os prejuízos dos furtos de fios nas instalações elétricas de seus outdoors, uma empresa de comunicação visual de Poços de Caldas, no Sul de Minas, usou uma de suas placas para deixar um recado para os ladrões: "Por favor rouba outro, a gente não aguenta mais."

Segundo o empresário Vitor Hugo Xavier, este ano foram mais de 20 furtos, em todas as regiões da cidade.

"Isso não é algo novo, já vem de um tempo. Nós decidimos colocar esse outdoor para chamar a atenção das autoridades policiais e também da comunidade para esse problema. A gente não aguenta mais mesmo, não tem mais o que fazer, é prejuízo em cima de prejuízo."

A placa está instalada na Avenida João Pinheiro, um dos locais com mais ocorrências deste tipo de crime, segundo dados da Secretaria de estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

De acordo com a secretaria, Poços de Caldas registrou 116 furtos de fios e cabos em 2024. Em apenas seis meses de 2025, a cidade já está próxima deste índice, com 108 casos.

O número representa um aumento de 177% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram 39 ocorrências entre janeiro e junho.

Além da Avenida João Pinheiro, os locais com mais casos de furtos de fios são o Parque José Affonso Junqueira, a Avenida Francisco Salles e a pista de caminhada da Avenida Pedro Galha, todos com grande fluxo de pessoas

De acordo com Xavier, o prejuízo destes furtos é grande.

"Causam um enorme prejuízo porque além de roubar toda a fiação de cobre, destroem os holofotes de LED, destroem fotocélula, destroem timer. E a gente 'não vence' repor todos esses materiais", afirmou.

A empresa registrou boletins de ocorrências dos furtos e em alguns casos os responsáveis foram presos, mas logo foram soltos.

"Esse problema de roubo de fios de cobre é em várias empresas, em várias áreas, em vários locais da cidade e até agora um problema sem solução. Se alguém está roubando esses fios é porque tem alguém que tá comprando. E isso aí tem que ser combatido", disse Xavier.

A Polícia Militar de Poços de Caldas disse que tem feito fiscalizações em locais que compram materiais recicláveis e costumam adquirir peças de cobre.

"Nós estamos fazendo fiscalizações rotineiras nesses locais, além das prisões de autores [de furto], que têm sido identificados e nós já tivemos um uma redução considerável, principalmente no mês de julho", afirmou o tenente Esdras José da Silva, em entrevista à EPTV Sul de Minas, afiliada da TV Globo.

Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do Agitos Mutum

Tem uma denúncia ou sugestão de reportagem?
Fale diretamente com a nossa redação:
 Clique aqui para entrar em contato

Siga o Agitos Mutum nas redes sociais:

Instagram

Facebook

 

 

 

Comente esta notícia

cd0fb6c3112b42f4ac7db47ed2ff7af9_2.png
whatsapp-icon-4.png (65) 9 9280-9853