Gilmar Alves/GCOM
Nova Mutum/MT
Foi publicado nesta segunda-feira (19) o edital de Concorrência Pública Eletrônica nº 34/2025 pelo Governo do Estado, autorizando a execução das obras de balizamento noturno do Aeroporto Municipal de Nova Mutum. A iniciativa marca um avanço histórico para a infraestrutura logística da cidade e representa um novo capítulo no desenvolvimento regional do Médio Norte mato-grossense.
O balizamento noturno permitirá a operação de voos em horários estendidos, ampliando significativamente a capacidade e a funcionalidade do terminal aéreo. A medida atende a uma antiga demanda da população, do setor empresarial e de investidores que veem em Nova Mutum um polo estratégico de crescimento econômico.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Edinaldo Nogueira, que está à frente das tratativas junto ao Governo do Estado, a iniciativa simboliza muito mais do que uma obra de infraestrutura: é um marco para o futuro da cidade. “Estamos falando de desenvolvimento sustentável, atração de novos negócios, integração logística e melhoria da qualidade de vida da população. A obra representa a conexão de Nova Mutum com o Brasil e o mundo, potencializando nossa capacidade de atrair indústrias, eventos, turismo de negócios e investimentos em diversas áreas”, destacou o secretário.
A modernização do aeroporto vai permitir, ainda, a ampliação de atendimentos de emergência, especialmente em saúde e segurança, com aeronaves podendo operar durante a noite. Isso garante mais agilidade em situações críticas e reforça o papel do aeroporto como estrutura essencial ao bem-estar da população.
O projeto integra a estratégia de crescimento planejado da atual gestão municipal, que tem apostado em inovação, infraestrutura e sustentabilidade como pilares para o futuro. Segundo Edinaldo, o aeroporto será uma das grandes vitrines da nova fase econômica do município. “Esse é mais um passo para transformar Nova Mutum em referência nacional em desenvolvimento regional. Estamos trabalhando com seriedade, com visão de futuro e em parceria com o Governo do Estado para construir uma cidade cada vez mais conectada, humana e competitiva”, concluiu.
Com a publicação do edital, as empresas interessadas poderão apresentar propostas nos próximos dias. A expectativa é de que as obras comecem ainda este ano.