Nova Mutum

day_122.png
21 de Junho de 2025
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png

21 de Junho de 2025

GERAL Segunda-feira, 14 de Abril de 2025, 18:38 - A | A

14 de Abril de 2025, 18h:38 - A | A

GERAL / GERAL

Bolsonaro segue na UTI e tem 'boa evolução clínica', diz boletim médico

Ex-presidente passou por uma cirurgia de 12 horas no domingo (13), em Brasília, para tratar uma obstrução parcial do intestino. Não há previsão de alta, segundo os médicos.

Por Marcela Cunha, g1 — Brasília



O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresenta "boa evolução clínica" e permaneceu acordado, orientado e sem intercorrências ao longo do dia, segundo boletim médico do hospital divulgado nesta tarde.

Bolsonaro segue internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Brasília, e não tem previsão de alta. 

"Apresenta-se com boa evolução clínica, mantendo-se acordado, orientado, sem dor, sangramentos ou outras intercorrências. No decorrer do dia, sentou-se no leito e iniciou deambulação assistida, sem previsão de alta da unidade de terapia intensiva (UTI)", diz o boletim.

Deambulação assistida é o procedimento de levantar-se e/ou andar com auxílio de uma outra pessoa ou dispositivo. Neste caso, ela tem como objetivo contribuir com mobilidade do corpo após um procedimento cirúrgico.

O ex-presidente passou por uma cirurgia de 12 horas no domingo (13), em Brasília, para tratar uma "suboclusão intestinal" – uma obstrução parcial do intestino causada por aderências formadas após múltiplas cirurgias anteriores, em decorrência da facada que levou em 2018.

Procedimento complexo

Segundo o cardiologista da equipe, Leandro Echenique, esta cirurgia – a sétima desde o atentado – está entre "as mais complexas" feitas no ex-presidente. A longa duração do procedimento, inclusive, já era esperada.

 Durante a cirurgia, os médicos identificaram que a obstrução intestinal era causada por uma dobra no intestino delgado, que dificultava o trânsito intestinal. O problema foi corrigido com a liberação das aderências.

 
 
Jair Bolsonaro — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução

Jair Bolsonaro — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução

"Não houve nenhuma complicação, realmente foi o que era esperado. Um procedimento muito complexo. Agora nos cuidados pós-operatórios, quando há um procedimento muito prolongado como esse, o organismo do paciente acaba tendo uma resposta inflamatória muito importante, fica muito inflamado", diz Echenique.

"Isso pode levar a uma série de intercorrências. Aumenta o risco de algumas infecções, de precisar de medicamentos para controlar a pressão. Há um aumento do risco de trombose, problemas de coagulação do sangue. O pulmão, a gente acaba tendo um cuidado específico [...] Todas as medidas preventivas serão tomadas, por isso que ele se encontra na UTI neste momento", seguiu.

"Vai ser um pós-operatório muito delicado e prolongado. Alguns perguntaram: 'ele vai ter alta nesta semana?' Não há previsão", disse.

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do Site Agitos Mutum.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no; INSTAGRAM  e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão

 

 

Comente esta notícia

cd0fb6c3112b42f4ac7db47ed2ff7af9_2.png
whatsapp-icon-4.png (65) 9 9280-9853