Nova Mutum

day_122.png
20 de Julho de 2024
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png

20 de Julho de 2024

GERAL Terça-feira, 25 de Junho de 2024, 09:05 - A | A

25 de Junho de 2024, 09h:05 - A | A

GERAL / PROJETO SOCIAL

Bombeiros do Futuro: Alunos aprendem a prevenir e combater incêndios florestais em Mato Grosso

Crianças tiveram oportunidade de aprender sobre o tema com instruções teóricas e práticas

Hannah Marques | CBMMT



O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou atividades educativas sobre prevenção e combate a incêndios florestais para os alunos do Projeto Social Bombeiros do Futuro no sábado (22.06). A instrução aconteceu na Escola Militar Tiradentes, em Primavera do Leste (243 km de Cuiabá).

Durante a instrução teórica, os alunos aprenderam sobre diversos aspectos fundamentais, como a teoria dos incêndios florestais, os materiais e equipamentos usados no combate, os fatores que influenciam a propagação das chamas e as consequências desses eventos.

Na parte prática, os estudantes aplicaram as técnicas ensinadas, aprendendo a construir aceiros e a usar equipamentos como abafadores, bombas costais e sopradoras no combate aos incêndios.



O comandante da 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar (6ª CIBM), major Bruno Iop, destacou a importância dessa instrução para os alunos do Projeto Social.

"Essa atividade educativa promove a conscientização desses jovens sobre a crucial necessidade de preservação ambiental e prevenção de incêndios florestais. Eles puderam entender melhor os mecanismos por trás desses eventos, os fatores que influenciam sua propagação e as consequências devastadoras que podem acarretar. Isso os torna agentes multiplicadores dessa mensagem de conscientização ambiental”, disse o major.



“Além disso, o projeto reforça valores essenciais para a formação de futuros cidadãos comprometidos com a sociedade, como disciplina, responsabilidade e trabalho em equipe. Esses são pilares fundamentais que irão acompanhá-los ao longo de suas vidas, seja qual for o caminho que escolherem seguir”, completou.



O especialista em Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, subtenente Rogério Costa Batista, que ministrou a instrução, afirmou que é fundamental que esses jovens compreendam a gravidade e o impacto dos incêndios florestais.

“Esse projeto é uma excelente oportunidade para formar cidadãos conscientes e preparados para enfrentar desafios. Além de aprenderem técnicas de combate, eles também desenvolvem um senso de responsabilidade e compromisso com a preservação do meio ambiente”, afirmou o subtenente.

Comente esta notícia

cd0fb6c3112b42f4ac7db47ed2ff7af9_2.png
whatsapp-icon-4.png (65) 9 9280-9853