Gilmar Alves/Assessoria
Nova Mutum/MT
Com o objetivo de disseminar o conhecimento sobre a separação adequada dos resíduos, em nível municipal, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Nova Mutum, em parceria com o Projeto Reciclo e o Grupo Excelência, realizaram uma importante campanha envolvendo 10 turmas da Escola Municipal 4 de Julho, em uma competição. Em um mês de trabalho coletivo foram reciclados 2.921 kg de resíduos.
Por meio da campanha "Eu Reciclo com Excelência", a iniciativa buscou conscientizar a população sobre a importância da coleta seletiva de resíduos sólidos, especialmente na Região Sul, onde a adesão é baixa.
A conscientização foi propagada tanto no ambiente escolar, quanto nas residências dos alunos, junto as famílias. Durante o mês de agosto, os alunos trouxeram materiais recicláveis para um ponto de entrega montado no estacionamento da escola.
Para Francisco Morais, coordenador do Projeto ReCiclo do SAAE, a ação mostra que a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente podem andar de mãos dadas com o desenvolvimento e o progresso. "A participação das crianças no Projeto ReCiclo é fundamental para construir uma consciência ambiental desde cedo", lembrou.
Os materiais foram pesados e transferidos para o caminhão de coleta do SAAE. No final do dia, os alunos eram informados sobre a classificação atualizada das turmas em relação à quantidade de resíduos. O grande prêmio da turma vencedora foi um dia de passeio no Projeto Reciclo, Viveiro Municipal e um piquenique no Lagoa Semeador.
Ana Guedes, coordenadora do Setor Ambiental do Grupo Excelência, agradeceu a toda comunidade escolar por aderir a campanha que beneficia a todos os mutuenses. "Precisamos envolvê-las, nas ações de sustentabilidade, responsabilidade e cuidado com o meio ambiente, os resultados serão colhidas no futuro", ressaltou.
Projeto Reciclo
Desde 2009, Nova Mutum possui o Projeto Reciclo, que tem como objetivo realizar a coleta e destinação correta dos materiais recicláveis nos bairros do município.
O projeto é administrado pelo SAAE em parceria com a Associação dos Catadores e Selecionadores de Nova Mutum, que conta com 19 associados que dividem a renda da venda dos materiais, garantindo a continuidade das atividades com o apoio da prefeitura.