Nova Mutum

day_122.png
24 de Março de 2025
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png

24 de Março de 2025

GERAL Domingo, 02 de Março de 2025, 23:24 - A | A

02 de Março de 2025, 23h:24 - A | A

GERAL / SANTA CATARINA

Com apenas uma cova de cemitério disponível, cidade entra em colapso

Decreto considerou que Cemitério Municipal do Bairro Praça encontra-se em situação de colapso

Julia Fariasda CNN
São Paulo/SP



Segundo o a prefeitura, a medida para o Cemitério Municipal do Bairro Praça foi adotada diante da redução significativa de vagas para novos sepultamentos, o que exigiu ações para garantir a continuidade dos serviços funerários na cidade.

O decreto nº 2529 considera que o Cemitério Municipal localizado no bairro Praça encontra-se em situação de colapso, onde resta apenas uma vaga para sepultamentos, fato que inviabiliza a continuidade do serviço funerário na cidade.

De acordo com o decreto, o município também não possui capacidade técnica e operacional imediata para solucionar a crise no local, o que torna “indispensável a adoção de medidas emergenciais para evitar a interrupção dos serviços funerários”, em Tijucas (SC).

O decreto destaca que a situação de emergência no local tem prazo de 180 dias e pode ser prorrogado, caso haja a apresentação de um relatório técnico que “demonstre a permanência das condições que justificaram a decretação da situação”.

A prefeitura também concedeu a permissão para administrar o local sem a necessidade de processos licitatórios. No entanto, o órgão estabeleceu obrigações a serem cumpridas pela empresa permissionária, sendo elas:

Realizar cadastramento e recadastramento de todos os sepultados e dos responsáveis pelos jazigos;

Notificar as famílias sobre a necessidade de exumação e remoção de restos mortais, observando a legislação vigente;

Gerenciar a logística e operação do cemitério, assegurando eficiência, organização e transparência nos serviços prestados;

Manter registro atualizado e informatizado de todas as sepulturas e ocorrências, permitindo consulta pública;

Garantir atendimento humanizado e digno às famílias enlutadas, assegurando respeito e sensibilidade nos procedimentos adotados.

*Sob supervisão

Comente esta notícia

cd0fb6c3112b42f4ac7db47ed2ff7af9_2.png
whatsapp-icon-4.png (65) 9 9280-9853