Felipe Leonel/Repórter MT
Os deputados estaduais têm cobrado o presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi (PSB), para colocar em pauta o veto parcial do governador Mauro Mendes (DEM) ao projeto que tornou a Educação um serviço essencial. Mauro vetou, na última segunda-feira (10), a obrigatoriedade de todos os profissionais da Educação serem vacinados para retornarem às salas de aulas.
O veto já foi publicado no Diário Oficial de Mato Grosso e deve chegar à Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (13). Segundo Russi, assim que o Governo enviar, a questão será colocada em votação, em conjunto como outros vetos, para evitar o trancamento da pauta.
“Deve estar chegando hoje ou amanhã. A gente pretende, nas próximas sessões, colocar esse veto e outros, que podem trancar a pauta, para serem votados pelos deputados”, disse. Ele ainda acrescentou que a Assembleia Legislativa fará uma sessão somente para apreciação dos vetos.
Em meados de abril deste ano, os deputados aprovaram um projeto que tornava a Educação um serviço essencial e, portanto, deveria funcionar durante a pandemia. O projeto vinculava a vacinação dos profissionais à retomada das aulas, porém, esse trecho foi vetado pelo governador.
O presidente da ALMT ainda defendeu a retomada das aulas presenciais, com os profissionais da Educação vacinados contra a covid. “Já tem um avanço nessa direção. Acho que é um avanço importante, nós precisamos voltar a questão das aulas, mas voltar vacinando os nossos profissionais da Educação”, disse Russi, na manhã desta quarta-feira (12).