Foto: Vinícius Fantinel
por Gilmar Alves
Nova Mutum/MT
O município de Nova Mutum por meio da Secretaria de Educação, recebeu nesta terça-feira 2 de julho, mais um prêmio na 3ª edição do Alfabetiza MT. A cerimônia de entrega da premiação aconteceu, no Ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá.
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) premiou 100 escolas de 60 municípios pelos avanços no indice de Alfabetização em Mato Grosso. A Escola do Campo Jorge Carlos Ferreira, conquistou o 5° lugar entre as 10 melhores na categoria crescimento no Estado de Mato Grosso. Nova Mutum também conquistou a nível regional (DRE-Diamantino) mais duas classificação sendo a Escola do Campo Jorge Carlos Ferreira, na categoria crescimento e a CMEBI Cecilia Meireles, por desempenho.
Este ano a aluna do 2º ano Kamilly Vitória Mattei de Oliveira foi destaque na pontuação estadual e melhores estudantes do 2 ano do Ensino Fundamental da DRE de Diamantino, e foi premiada com um Playstation.
A secretária de Educação, Elena Maria Maass, parabenizou os profissionais da Escola do Campo Jorge Carlos Ferreira e da CMEBI Cecília Meireles por esta conquista. Segundo ela, o poder da educação é imensurável. 'Investir em nossas escolas é investir no futuro das crianças e na redução da vulnerabilidade social. Parabéns a todos os envolvidos por esta conquista'.
O Governo de Mato Grosso investiu o montante de RS 8,2 milhões, dos quais R$ 5,5 milhões são destinados para premiação das 100 escolas mais pontuadas e RS 2,7 milhões para apoio financeiro a outras 100 escolas com pontuações menores.
A Escola do Campo Jorge Carlos Ferreira recebeu o valor de R$ 20.167,04 e a CMEBI Cecilia Meireles o valor de R$ 197.188,84 que devem ser investidos pela unidade escolar em ações de melhoria da alfabetização dos alunos.
Alfabetiza MT
O Programa Alfabetiza MT visa a alfabetização das crianças até o 2° ano do Ensino Fundamental em regime de colaboração entre o Estado e os municípios. Estruturado em 8 componentes e 26 macro ações, o programa tem por objetivo a transformação do contexto do Estado, sobretudo na fase da alfabetização, fortalecendo a gestão escolar, capacitando os docentes, avaliando o desempenho dos estudantes e gerando incentivos às escolas.