Mailson Prado | Seduc-MT
O governador Mauro Mendes e o secretário de Educação do Estado, Alan Porto, anunciaram nesta quinta-feira (26.10) o edital para a nova seleção de 100 estudantes da rede estadual de ensino para a segunda edição do programa de intercâmbio custeado pelo Governo do Estado, o MT no Mundo. O programa faz parte do conjunto de políticas de melhoria na qualidade da educação, implementadas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) e contempladas nas 30 políticas educacionais do Plano Educação 10 anos.
A seleção dos estudantes será feita de acordo com análise do desempenho dos jovens na plataforma do Mais Inglês MT e em sala de aula.
O governador destacou que o intercâmbio deverá incentivar os estudantes a se dedicarem cada dia mais aos estudos.
“Finalizamos junto com a Seduc o edital que vai selecionar os 100 novos estudantes e 15 professores que vão realizar o intercâmbio cultural no exterior em 2024. Essa ação vai estimular a todos os nossos alunos e dar a eles a mesma oportunidade de viajar ao exterior e imergir nessa experiência única. É hora dos estudantes se esforçarem e dedicarem, principalmente nas plataformas de ensino para poder vivenciar em prática o intercâmbio, como outros 100 jovens puderam realizar este ano”, destacou.
Os estudantes serão acompanhados por 15 professores, também da rede estadual de ensino.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, enfatizou a importância do intercâmbio como ferramenta de formação para os estudantes e profissionais selecionados.
“O objetivo dessa política é aprimorar o programa de formação continuada dos professores e levar o estudante do estado de Mato Grosso a uma melhor proficiência em se comunicar e ampliar suas oportunidades de vida. Destes 100 estudantes, serão selecionados 50 que obtiverem as melhores notas na avaliação formativa final, com as vagas sendo distribuídas por todo o Estado, via Diretorias Regionais de Educação (DREs) e outros 50 que tiverem os melhores índices em inglês”, destacou.
As despesas com o deslocamento para a emissão e retirada dos passaportes, certificado internacional de vacinação, eventuais reuniões de orientação agendadas pela Seduc-MT, bem como embarques e desembarques, serão custeadas pelo Governo de Mato Grosso.
As vagas disponibilizadas serão preenchidas conforme os critérios estabelecidos pelo edital. Além disso, a iniciativa está condicionada à emissão de passaporte válido e processo licitatório de contratação da empresa para o intercâmbio.
O edital de seleção dos estudantes para o programa deverá ser publicado no Diário Oficial do Estado, na primeira semana de novembro.