Nova Mutum

day_122.png
02 de Agosto de 2025
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png

02 de Agosto de 2025

GERAL Sexta-feira, 01 de Agosto de 2025, 07:53 - A | A

01 de Agosto de 2025, 07h:53 - A | A

GERAL / ATÉ 80% MAIS BARATA

Governo Lula diz que proposta para CNH sem necessidade de autoescola está na fase final

Ministro dos Transportes disse aguardar apenas definição do timing para oficializar fim da obrigação de autoescola para tirar CNH.

GovBR
Redação Agitos Mutum



O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que a proposta de acabar com a obrigatoriedade da autoescola para obtenção da carteira de motorista está em estágio avançado dentro do governo. Segundo o ministro de Lula, a proposta já foi finalizada e apresentada ao presidente da República. Faltaria apenas, de acordo com Renan Filho, uma definição do melhor “timing” para oficializar a medida.

O titular da pasta dos Transportes evitou cravar a posição de Lula sobre a proposta. “O que dá para dizer é que o presidente Lula tem preocupação com o alto custo para tirar a carteira”, disse o ministro.

Renan Filho explicou que a mudança não precisa passar pelo Congresso Nacional. Segundo ele, basta alterar uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que é vinculado ao Ministério dos Transportes. “A proposta está bem avançada. Todo mundo (do governo) está ciente, estamos na fase final”, ressaltou. O titular da pasta dos Transportes contou ter encomendado pesquisas de opinião sobre a proposta e que a ampla maioria da população seria favorável à proposta. “Politicamente é um programa forte”, disse.

Renan Falou que, pela proposta, o candidato poderá aprender a dirigir de outras formas, sem obrigatoriedade de fazer autoescola, mas continuará precisando passar pelos testes técnico e prático. O ministro também destacou que as mudanças abrangerão apenas as categorias A (motocicletas, motonetas, ciclomotores e triciclos)

e B (a maioria dos carros de passeio, caminhonetes e utilitário). “As carteiras profissionalizantes (como ônibus e caminhão), não. Elas precisam de outra lógica”, disse Renan Filho.

O preço médio de uma CNH AB varia entre R$ 3 mil reais. A ideia, que também foi apresentada pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), não avançou no mandato. A Feneauto (Federação Nacional das Autoescolas) demonstra preocupação com a medida, afirmando que, se ela for de fato por implementada, poderá representar o fim do setor.

Comente esta notícia

cd0fb6c3112b42f4ac7db47ed2ff7af9_2.png
whatsapp-icon-4.png (65) 9 9280-9853