Por TechTudo
O Instagram está com problemas nesta segunda-feira (1). De acordo relatos de usuários, a rede social não permite fazer comentários e publicações e exibe um aviso de que a plataforma restringiu algumas atividades. Segundo o Downdetector, portal que monitora o funcionamento de serviços online, o problema começou por volta das 15h13 e atingiu um pico de mais de 700 reclamações às 16h19.
Em testes realizados pelo TechTudo, o app apresentou a seguinte mensagem de erro após a tentativa de comentar uma postagem: "Tente novamente mais tarde. Restringimos determinadas atividades para proteger nossa comunidade. Diga-nos se você acha que isto foi um engano". Há, ainda, relatos de contas que parecem suspensas, bug nos Stories e dificuldade para escrever legendas. A seguir, confira mais detalhes sobre o problema.
Como desativar o Instagram pelo celular? Confira no Fórum do TechTudo
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/n/C/RPn9QcRcu6a7AoWyudEQ/instagram-fora-do-ar-falhas-e-problemas-acontecendo-neste-momento-downdetector-6-.png)
O Google Trends, ferramenta que monitora as pesquisas feitas no buscador, mostra que houve um pico de interesse no tópico na última hora. Buscas como “não consigo comentar no Instagram”, “restringimos determinadas atividades para proteger a comunidade", “conta suspensa Instagram,”, “problemas no Instagram hoje”, "falha para carregar Story Instagram" tiveram aumento repentino na última hora.
A central de ajuda do Instagram também aparece nas buscas. Para enviar algum feedback para a plataforma é necessário abrir o aplicativo e tocar no ícone de três barras no canto superior direito da tela. Acesse em seguida a opção "Ajuda" e selecione "Relatar um problema". Feito isso, a aplicativo apresentará duas categorias para problemas específicos e uma para questões gerais. A opção "Spam ou abuso" deve ser selecionada para relatar spam ou abusos de outros usuários dentro da rede social. Em "Algo não está funcionando", os bugs do aplicativo devem ser descritos para que sejam resolvidos pela equipe da plataforma. Na terceira opção, "Feedback geral", os usuários podem narrar abertamente quais problemas estão acontecendo.
Internautas registraram queixas sobre a instabilidade em redes sociais como o X (antigo Twitter). Houve, também, postagens em idiomas como inglês e espanhol, o que indica que o problema pode estar afetando usuários de outros países. A seguir, confira alguns relatos sobre a falha.