Da Assessoria
Na manhã do dia 20 de junho, a Associação Comercial e Empresarial e Câmara de Dirigentes Lojistas de Nova Mutum (AcenmCDL) sediou uma reunião crucial entre lojistas locais e representantes da prefeitura municipal de Nova Mutum. O encontro contou com a presença de Jimmy Anderson Huppes, secretário municipal da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), e Rodrigo Rigoni, Gerente Executivo da AcenmCDL. A pauta principal foi a solicitação para que a prefeitura interceda junto aos organizadores para que a Expo Nova 2025 seja remanejada para não coincidir com o período do Dia das Mães.
Empresários presentes na reunião, junto com a própria AcenmCDL, expressaram preocupação sobre o impacto econômico que a sobreposição das datas causou na última edição e pode causar caso o choque de datas continue. Eles sugeriram que a Expo Nova, tradicional evento da cidade, seja realizada em conjunto com as celebrações do aniversário do município, assim como ocorria antigamente com a extinta Expomutum.
O Dia das Mães é amplamente reconhecido como a segunda data mais importante para o comércio varejista, perdendo apenas para o Natal. Essa data representa uma oportunidade estratégica para impulsionar as vendas, sendo vital para a economia local e nacional.
Jimmy Anderson Huppes, ao ouvir a solicitação, se comprometeu a levar a pauta para discussão com os organizadores da Expo Nova. "Entendemos a importância do Dia das Mães para o comércio local. Nossa secretaria sempre esteve e sempre estará de portas abertas para atender e buscar melhorar as relações econômicas no município. Vamos trabalhar juntos para encontrar a melhor solução", afirmou o secretário.
Rodrigo Rigoni, Gerente Executivo da AcenmCDL, reforçou a necessidade de um planejamento que favoreça todos os setores econômicos da cidade. "Para os varejistas, o Dia das Mães é uma das datas mais importantes do ano. Precisamos garantir que eventos importantes e tão necessários como a Expo Nova não prejudiquem o desempenho do comércio local. Sugerir a mudança da data para coincidir com o aniversário do município é uma solução viável que pode beneficiar a todos", comentou Rigoni.
A reunião destacou a colaboração contínua entre a AcenmCDL e a prefeitura municipal para promover o desenvolvimento econômico de Nova Mutum. A expectativa é que, com a mudança de data da Expo Nova, tanto o evento quanto o comércio local possam prosperar sem prejuízos.