Nova Mutum

day_122.png
02 de Julho de 2025
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png

02 de Julho de 2025

GERAL Domingo, 29 de Junho de 2025, 23:34 - A | A

29 de Junho de 2025, 23h:34 - A | A

GERAL / ALERTA NAS REDES SOCIAIS

'Maconha de playboy’: uso do Ice avança entre jovens de classe média alta e preocupa autoridades

Conhecida como "Ice", a substância, antes importada, agora também é produzida no Brasil e vendida livremente pelas redes sociais e aplicativos de mensagens.

Por Fantástico



Uma nova droga, mais potente, viciante e cara que a maconha, tem causado estragos em famílias de classe média e alta no Brasil. Conhecida como "Ice", a substância, antes importada, agora também é produzida no Brasil e vendida livremente pelas redes sociais e aplicativos de mensagens.

“Estamos falando da maconha de playboy. É uma droga vendida em festas, eventos, para consumidores de classe alta”, afirma o delegado Luiz Alberto Guerra, do Denarc.

Como é feito o Ice

O Ice é produzido a partir da flor da maconha, submetido a um processo de batimento com gelo e filtragem até atingir sua forma final. O resultado é uma droga até dez vezes mais viciante e cinquenta vezes mais cara que a maconha comum.

“A concentração de THC, do princípio ativo da maconha é muito maior”, alerta o delegado Guerra.

Os efeitos variam conforme a dose:

“Desde uma dificuldade de concentração, sintomas ansiosos ou depressivos. em casos mais graves até quadros psicóticos podem acontecer”, diz o psiquiatra Guilherme Kortas.

Venda digital e impunidade

O Ice é vendido por traficantes que entregam a droga diretamente aos usuários, como mostram imagens obtidas pela polícia. O programa Fantástico flagrou a venda do Ice em redes sociais e aplicativos de mensagens.

“Tenho dry, flor, Ice e sintético. Me passa a região certinho para combinarmos a entrega. O pagamento é na hora”, diz uma traficante em conversa com um produtor infiltrado.

Apesar da aparente impunidade, a polícia alerta: “Tudo o que se faz no mundo digital deixa rastro. Essas pessoas não ficarão impunes”, afirma o delegado Guerra.

A operação policial

A Operação On Ice, da Polícia Civil de São Paulo, desmantelou uma quadrilha que produzia a droga no Brasil. Na primeira fase, foi preso um distribuidor com acesso à alta sociedade. Na segunda, os produtores. Na terceira, a movimentação financeira da quadrilha foi desarticulada.

Além de três veículos (um com compartimento secreto para esconder drogas), foram apreendidos R$ 3.771.831,00 em espécie, uma tonelada de maconha, skunk e Ice, além de equipamentos para cultivo indoor. As drogas foram incineradas nesta semana.

Um novo perfil de traficante

Segundo a polícia, a investigação revela um novo perfil de traficante: pessoas com trânsito na classe média e alta, independentes de facções criminosas.

“Daí o perigo disso, porque isso pode se expandir muito e daí a necessidade e a importância dessa investigação de abrir nosso olhar para isso”, ressalta o delegado Guerra.

Comente esta notícia

cd0fb6c3112b42f4ac7db47ed2ff7af9_2.png
whatsapp-icon-4.png (65) 9 9280-9853