Nova Mutum

day_122.png
24 de Julho de 2024
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png

24 de Julho de 2024

GERAL Sexta-feira, 28 de Junho de 2024, 08:26 - A | A

28 de Junho de 2024, 08h:26 - A | A

GERAL / DIA DO ORGULHO

Mato Grosso bate recorde de casamentos LGBT+ em 2024

Estado está entre os 10 que mais realizam casamentos homoafetivos no Brasil.

G1/MT



O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ é celebrado no mundo todo nesta sexta-feira (28). Pensando nisso, o g1 trouxe dados que apontam que Mato Grosso registrou um recorde de casamentos entre pessoas do mesmo sexo nos primeiros cinco primeiros meses de 2024, em comparação com o mesmo período dos anos anteriores.

Segundo o levantamento feito pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) já foram realizados 179 casamentos homoafetivos no estado.

 

Os casais masculinos representam 68,4% do total de casamentos entre pessoas do mesmo sexo, enquanto os casais femininos equivalem a 31,6%.

De acordo com a pesquisa, o número de casamentos registrados neste ano significou o maior valor do estado desde 2013, quando a resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) garantiu o direito à população LGBTQIA+ ao casamento civil.

Ainda de acordo com o levantamento, Mato Grosso está entre os 10 estados que mais realizam casamentos homoafetivos no Brasil.

Há diferença burocrática do casamento homoafetivo para o heterossexual?

Legalmente, não. A documentação, os prazos e a publicidade são as mesmas do processo de união matrimonial entre um casal do mesmo sexo.

O casal deve comparecer no cartório com, no máximo, 90 dias de antecedência da data desejada para requerer a habilitação para o casamento.

Os noivos devem levar todos os documentos indicados e irem acompanhados de duas testemunhas maiores de 18 anos.

Além disso, também será neste momento em que o casal indicará o registro de bens escolhido: comunhão universal, comunhão parcial, separação total ou participação final nos aquestos. Para cônjuges com 70 anos ou mais, a separação total de bens é obrigatória.

Neste requerimento, os noivos também podem indicar se desejam adotar o sobrenome do outro.

Quais são os documentos necessários para a realização do casamento?

A documentação necessária começa pela certidão de estado civil atualizada. A validade máxima é de 90 dias.

Para conseguir a declaração, os solteiros devem levar a certidão de nascimento. Os divorciados devem garantir a certidão de casamento com averbação do divórcio e os viúvos, além da certidão de casamento, devem levar a certidão de óbito do cônjuge falecido.

Os noivos e as testemunhas devem portar RG, CPF ou CNH. As testemunhas não podem ser pais dos noivos, mas podem pertencer à família.

O casal deverá informar, também, a data de nascimento e endereços dos pais, caso estejam vivos. Se os pais forem falecidos, será necessário informar a data de falecimento.

Comente esta notícia

cd0fb6c3112b42f4ac7db47ed2ff7af9_2.png
whatsapp-icon-4.png (65) 9 9280-9853