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GERAL Quarta-feira, 19 de Junho de 2024, 22:35 - A | A

19 de Junho de 2024, 22h:35 - A | A

GERAL / FIM DA NOVELA

Mato Grosso vende vagões do VLT por R$ 793 milhões ao governo da Bahia

Valor será pago em quatro parcelas anuais, sendo a primeira até 31 de dezembro deste ano

Hiper Notícias



Os estados de Mato Grosso e da Bahia e o Consórcio VLT Cuiabá chegaram a um acordo para venda de todos os vagões do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O contrato com o consórcio já estava rescindido, após descoberta de atos de corrupção que vieram à tona com a 'Operação Descarrilo'. Com o acordo, colocou-se um fim 'à novela' e os vagões que estão armazenados há 10 anos em Várzea Grande serão remetidos para o estado da Bahia. A venda foi firmada em R$ 793,7 milhões.

O acordo foi mediado pelo Tribunal de Contas da União, em comissão formada pelo presidente Bruno Dantas, e contou com representantes dos poderes executivos e dos Tribunais de Contas dos Estados de Mato Grosso e da Bahia.

A composição envolveu a venda do material rodante e de equipamentos, bem como a extinção de 05 ações judiciais propostas pelo Consórcio VLT contra o estado de Mato Grosso e outras 02 propostas por Mato Grosso em face do Consórcio.

O valor líquido resultante para o estado de Mato Grosso é de R$ 793,7 milhões, que serão pagos pela Bahia em 04 (quatro) parcelas anuais, sendo que a primeira será paga até 31 de dezembro deste ano e as demais na mesma data de cada ano até 2027. Todas as parcelas serão corrigidas pelo IPCA-E, a partir da data da assinatura do acordo.

A Bahia deu em garantia do pagamento das referidas parcelas ao estado de Mato Grosso o fluxo financeiro decorrente da sua cota no Fundo de Participação dos Estados (FPE).

Vale ressaltar que o valor total é superior ao que foi pago pelo estado de Mato Grosso pelos trens, devidamente corrigidos pelo IPCA.

O dinheiro que entrará no caixa do governo é suficiente para custear todas as obras do Sistema BRT, no valor de R$ 468 milhões, e ainda sobram R$ 325 milhões para comprar os ônibus e realizar outros investimentos.
Logística

Em cinco meses os vagões começarão a ser transportados pela Bahia até a sede da fábrica da CAF, localizada na cidade de Hortolândia/SP, onde se submeterão a um processo de restabelecimento técnico para retomarem a sua capacidade operacional.

A solução consensual põe fim ao mais triste capítulo da Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá e antecipa uma reparação ao patrimônio do Estado que, na melhor das hipóteses, demoraria ao menos uns 10 anos, sendo que a principal garantia, que são os trens, perde valor a cada ano.

O acordo será assinado em Brasília em data a ser definida pelo Tribunal de Contas da União.

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