Nova Mutum

day_122.png
13 de Maio de 2025
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png

13 de Maio de 2025

GERAL Segunda-feira, 18 de Setembro de 2023, 14:09 - A | A

18 de Setembro de 2023, 14h:09 - A | A

GERAL / AOS 10 ANOS

Menina morre de meningite bacteriana em Várzea Grande; escola passa por dedetização

A Diretoria Regional de Educação de Várzea Grande (DRE-VG) informou que "todos os protocolos de biossegurança segurança foram acionados pela escola que passou por dedetização.

Thais Bemfica/Repórter MT



Maria Vitória da Silva Matos, 10 anos, morreu no sábado (16) em Várzea Grande, após contrair meningite bacteriana. A Escola Estadual Jercy Jacob, onde a menina cursava o 5º anos do fundamnetal, passa por dedetização.

Conforme informações, Maria Vitória foi internada na sexta-feira (15) no Pronto-Socorro de Várzea Grande, mas precisou ser encaminhada à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica devido à gravidade do seu quadro clínico. A morte foi confirmada no sábado (16).

A meningite é uma inflamação das camadas de tecido que cobrem o cérebro e a medula espinhal (meninges) e do espaço preenchido por líquido entre as meninges, causa por bactérias, vírus ou fungos que, por algum motivo, conseguem vencer as defesas do organismo e atacam as meninges. Entre os sintomas mais comuns estão: febre, dor de cabeça e rigidez na nuca. Os sintomas se assemelham aos da gripe e resfriado, mas em casos graves, como o da meningite bacteriana, se não tratada, o cérebro pode ser seriamente danificado e causar infecção generalizada, levando à morte.

A escola em que a vítima estudava emitiu uma nota de pesar através das redes sociais. "É com profundo pesar que lamentamos a perda da aluna Maria Vitória da turma 5 anos B da nossa escola. Nossas sinceras condolências à família e amigos neste momento difícil. Que encontrem conforto nas lembranças e no amor que deixou como legado", escreveu. 

Em nota a Diretoria Regional de Educação de Várzea Grande (DRE-VG) se solidarizou com a família e amigos da menina e informou que "todos os protocolos de biossegurança segurança foram acionados pela escola".

Nesta segunda-feira (18) a vigilância sanitária do município, junto a escola realizou a sanitização no prédio, e está investigando qual o tipo de meningite acometeu a estudante.

A nota ainda destaca que "sobre os cuidados para controle e prevenção é necessário observar os estudantes da escola em especial do 5º ano vespertino, série na qual Maria Vitoria estava matriculada. Caso apresentem algum sintoma como dores de cabeça, febre e torcicolo é necessário procurar um serviço de saúde imediatamente. Orientamos que pais e responsáveis verifiquem a caderneta de vacinação de seus filhos, a vacina Pentavalente é o imunizante que protege contra o vírus. Reforçamos que a Prefeitura de Várzea Grande está realizando a campanha de Multivacinação, procure um posto de vacinação até o dia 23 de setembro e atualize a caderneta. Além disso, a Equipe Psicossocial da DREVG estará presente na unidade escolar na tarde de hoje fazendo acolhimento dos estudantes.", finalizou a nota.

Comente esta notícia

cd0fb6c3112b42f4ac7db47ed2ff7af9_2.png
whatsapp-icon-4.png (65) 9 9280-9853