por Gilmar Alves
                
            
    
        O mutirão de cirurgias oftalmológicas realizado em Nova Mutum nos dias 31 de outubro e 1º de novembro marcou uma importante conquista para a saúde pública do município. Com foco em procedimentos de catarata e pterígio, a ação buscou atender a fila de espera dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) para esses atendimentos. O governo municipal investiu R$ 119 mil, mil de recursos próprios e estadual.
Durante os dois dias, no PSF Araras, com uma equipe especializada da empresa CMO, de Cuiabá, realizou as cirurgias com total suporte médico e técnico. Segundo a secretária de Saúde, Sônia Ávila, dos 80 pacientes selecionados para o mutirão de catarata, 74 passaram por todos os exames pré-operatórios exigidos e foram atendidos conforme o cronograma. Já para o mutirão de pterígio, 60 procedimentos foram realizados.
Além dos benefícios clínicos, a iniciativa proporcionou uma economia significativa para o município, para evitar os custos com transporte e hospedagem de pacientes em outras cidades. Outro ponto destacado foi a rápida recuperação: os pacientes saem das cirurgias sem necessidade de emergência, já enxergando melhor, e são orientados sobre os cuidados pós-operatórios, com retorno programado para avaliação em até 20 dias.
Esse esforço concentrado em uma redução quase total da fila de cirurgias oftalmológicas em Nova Mutum, representa um avanço expressivo na oferta de serviços de saúde para a população local.
Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do Agitos Mutum
Tem uma denúncia ou sugestão de reportagem?
Fale diretamente com a nossa redação:
 Clique aqui para entrar em contato
Siga o Agitos Mutum nas redes sociais:
            
        
        



























































