G1/MT
Doze municípios mato-grossenses irão receber doses da vacina Pfizer, da próxima remessa do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. A medida foi autorizada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e publicada no Diário Oficial do Estado.
Os municípios são: Várzea Grande,Rondonópolis,Primavera do Leste,Sinop, Sorriso,Nova Mutum,Lucas do Rio Verde,Tangará da Serra,Cáceres,DiamantinoChapada dos Guimarães e Campo Verde.
Apenas Cuiabá recebeu doses da Pfizer na primeira remessa destinada a Mato Grosso. Na segunda remessa, no dia 11 de maio, Várzea Grande também recebeu doses da vacina. No entanto, o município ainda não estava oficialmente na lista de recebimento do imunizante, conforme a Secretaria Estadual de Saúde (SES).
A partir de agora, além da capital, essas 12 cidades aplicarão a Pfizer em todas as próximas remessas que chegarem no estado.
As cidades devem estar no máximo a 2h30 de distância da capital, por modal aéreo ou rodoviário (veículo refrigerado), a fim de ampliar a segurança da preservação da temperatura de transporte indicada (-15°C à -25°C), observada a estrutura atualmente disponível para logística;
As unidades de saúde selecionadas deverão estar orientadas e comprovar mecanismos de agendamento para vacinação, sendo que a lista de pessoas indicados à vacinação deverá ser de duas vezes o total de vacinas disponibilizadas àquela unidade (lista de espera/contingencial);
As unidades de saúde selecionadas deverão agendar a vacinação de um total de pessoas compatível com o consumo de 100% das vacinas a serem recebidas em no máximo quatro dias, a contar da data agendada para o recebimento das vacinas.
O quantitativo de doses da vacina Pfizer/Wyeth recebidas pelos municípios será descontando das demais vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde, o qual será redistribuído aos demais municípios do estado.
A guarda das vacinas deverá ser realizada pelos municípios respeitando as condições de armazenamento estabelecidas pela fabricante e Agência Nacional de Vigilância Sanitária e se possível com o apoio da segurança pública.