Da Assessoria
Nova Mutum/MT
O município de Nova Mutum conquistou seis colocações na etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes 2023, na categoria 30 e 100 mil habitantes, incluindo a categoria de Grande Vencedor Estadual. Na solenidade de entrega do prêmio, realizada nesta quarta-feira (8), na sede da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), em Cuiabá, a Administração Municipal e o prefeito Leandro Félix foram representados pelo secretário Chefe de Gabinete Edinaldo Nogueira e pelo Procurador Geral Alex Brescovit.
Entre os municípios com população entre 30 mil e 100 mil habitantes, Nova Mutum ficou em 1º lugar na categoria Saúde e Bem-estar, também na categoria Governança, Eficiência Fiscal e Transparência, e na categoria Infraestrutura e Mobilidade Urbana. O município também ficou em segundo lugar na categoria Sustentabilidade, e terceiro lugar na categoria Educação.
“Estamos muito felizes com este resultado, considerando que no ano passado ficamos com a segunda colocação geral no estado, e evoluímos para a primeira colocação em 2023. É o reflexo da gestão séria e responsável do prefeito Leandro Félix e do vice Alcindo Uggeri. Uma administração focada em resultados para a população, sempre com respeito às leis e ao dinheiro público” - destacou o Chefe de Gabinete Edinaldo Nogueira.
O prefeito Leandro Félix agradeceu a todos os secretários e servidores municipais por fazerem parte de mais esta conquista. “Estamos garantindo a visibilidade das práticas inovadoras locais, que fazem a diferença para a população e contribuem como bem-estar da coletividade”, disse.
O Prêmio
Já em sua terceira edição, o prêmio Band Cidades Excelentes incentiva a melhoria da realidade dos municípios através da premiação das boas práticas da gestão pública. A iniciativa do Grupo Bandeirantes com o Instituto Aquila busca ainda reconhecer as iniciativas pioneiras de gestão pública municipal, identificar as práticas inovadoras com foco no desenvolvimento humano, incentivar a implementação de projetos na esfera pública, disseminar soluções de gestão que sirvam de referência para outros municípios, e também e a valorização de servidores públicos que atuam de forma proativa em benefício da população.
Outra meta é otimizar a utilização dos recursos em quatro anos de gestão, transformar a gestão, alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e, principalmente, elevar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Quanto aos critérios do prêmio, a avaliação é feita a partir da ferramenta desenvolvida pelo Instituto Aquila, o Índice de Gestão Municipal (IGMA). A plataforma é estruturada baseada em inteligência artificial.
Etapa nacional
Na etapa nacional, haverá um evento em Brasília com os representantes de todos os estados do país para premiação das três melhores cidades do Brasil em cada pilar, considerando sua categoria populacional filtradas na etapa estadual. Os 18 vencedores das categorias ganharão troféus e os demais receberão medalhas alusivas ao destaque em âmbito nacional. O troféu será para os 18 vencedores em suas categorias em território nacional. As medalhas alusivas para o destaque em âmbito nacional e ao desempenho até a etapa final.