Gilmar Alves/GCOM
Nova Mutum/MT
Na tarde da última quinta-feira (20/06), a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Cultura, realizou na Câmara de Vereadores a Audiência Pública com o objetivo de atualizar o Plano Municipal de Cultura (2024-2034). O evento, foi realizado cumprindo às exigências das Leis Municipais nº 1.597 de 2012 e nº 2.854 de 2024, e cumpre as regulamentações do Governo Federal, em conformidade com o Sistema Nacional de Cultura, para implementação do Conselho, Plano e Fundo Municipal de Cultura (C.P.F.).
Durante a audiência, foi apresentado à comunidade um panorama das competências do Departamento de Cultura, responsável pela administração da Casa da Cultura, Biblioteca Container, Biblioteca Municipal Hilda Strenger Ribeiro, e pela organização de eventos. Além disso, foram destacados os investimentos e ações realizados no setor cultural nos últimos dois anos (2022 e 2023), com dados da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL-MT) mostrando que Nova Mutum está entre os municípios de Mato Grosso que mais investem em cultura com recursos próprios.
Foto: Divulgação

O secretário de Esporte, Lazer e Cultura, Toshio Takagui, destacou a importância da audiência pública para a apresentação do plano municipal de cultura, afirmando que este documento é crucial para alinhar o município ao sistema nacional de cultura, promovendo a evolução do setor em Nova Mutum. “O Plano Municipal de Cultura (PMC) estabelece um conjunto de princípios, objetivos, diretrizes, estratégias, ações e metas para orientar as políticas culturais do município. Estamos desenvolvendo programas, projetos e ações culturais a curto, médio e longo prazo, garantindo a valorização, promoção e preservação da diversidade cultural local”, afirmou Toshio Takagui.
Foto: Divulgação

Marcelo Bragatti, Coordenador do Departamento de Cultura, enfatizou a importância da consulta e participação da sociedade na elaboração do plano, que definirá as ações e metas do setor cultural de Nova Mutum para os próximos dez anos. A audiência contou com a participação ativa de membros do Conselho Municipal de Política Cultural e de diversos segmentos artísticos e culturais do município.