Nova Mutum

day_122.png
25 de Julho de 2024
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png

25 de Julho de 2024

GERAL Quinta-feira, 20 de Junho de 2024, 12:02 - A | A

20 de Junho de 2024, 12h:02 - A | A

GERAL / PROTOCOLO NÃO É NÃO

Polícia Civil capacita funcionários de bares e restaurantes para prevenção à violência contra mulher

Treinamento foi realizado em parceria com o Ministério Público e Defensoria Pública

Assessoria | Polícia Civil-MT



 A Polícia Civil de Mato Grosso realizou, nesta semana, o primeiro treinamento no Estado sobre o protocolo “Não é Não”, organizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - Seccional Mato Grosso (Abrasel-MT), para divulgar a Lei n° 14.786/2023, que busca a prevenção ao constrangimento e à violência contra a mulher em locais fechados com venda de bebida alcoólica.

O treinamento, realizado na terça-feira (18.06), em parceria com o Ministério Público e Defensoria Pública, reuniu cerca de 100 gestores e funcionários de bares, restaurantes e casas de show da Capital. A ação ocorreu no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).

O encontro teve como foco principal capacitar os participantes para o atendimento às vítimas e conscientizá-los sobre a implantação do protocolo.



Entre as palestrantes estavam a delegada Judá Maali Pinheiro Marcondes, titular da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá; a promotora de Justiça Gileade Pereira Souza Maia, coordenadora adjunta do Centro de Apoio Operacional (CAO) sobre Estudos de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher e Gênero Feminino do Ministério Público de Mato Grosso; e a defensora pública Rosana Leite, responsável pelo Núcleo de Defesa da Mulher (Nudem).

A delegada Judá Maali Pinheiro Marcondes falou sobre o isolamento do local até a chegada da polícia, a importância da manutenção das provas, a necessidade de preservar as imagens do local e fornecê-las à Polícia Civil e a proteção e assistência disponível à vítima de constrangimento e violência ocorridos nos estabelecimentos.

“O protocolo ‘Não é Não’ entrará em vigor no dia 28 de junho. Este treinamento representou um importante passo no combate à violência contra a mulher, buscando o respeito e proteção às mulheres e meninas nos espaços públicos”, disse a delegada.

Comente esta notícia

cd0fb6c3112b42f4ac7db47ed2ff7af9_2.png
whatsapp-icon-4.png (65) 9 9280-9853