Gilmar Alves/GCOM
Na manhã desta segunda-feira (15.set.2025), a Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Cultura e o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Porteira da Amazônia, realizaram no Paço Municipal o ato oficial de abertura da Semana Farroupilha, evento que celebra a rica cultura e história gaúcha. Com o tema “A chama da tradição está viva!”, a cerimônia reuniu autoridades, comunidade local e representantes dos centros tradicionalistas.
A programação iniciou-se com uma apresentação explicativa sobre o significado da Semana Farroupilha, ressaltando a importância de manter acesa a memória dos valores, costumes e lutas que moldaram a identidade do Rio Grande do Sul. Em seguida, foram proferidas falas institucionais que reforçaram o compromisso com a preservação cultura.
Vinicius Fantinel

“A cultura gaúcha é a alma do nosso povo. Manter viva essa chama é garantir que as futuras gerações conheçam e valorizem suas raízes, sua história e seu modo de vida. Estamos juntos, apoiando e fortalecendo essa tradição que nos une e nos orgulha” - destacou, Leandro Félix.
Após o acendimento, o prefeito entregou a tocha aos campeiros, que, montados a cavalo, conduziram a chama até o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Porteira da Amazônia. Este gesto simbólico marcou oficialmente a abertura da Semana Farroupilha 2025, reafirmando o elo entre a cidade, o campo e a cultura regional.
O patrão do CTG Porteira da Amazônia, Leandro Spaniol, também expressou: "A Semana Farroupilha é um momento de celebração, mas também de reflexão sobre o que somos e o que todos queremos preservar. Convidamos a participarem das atividades e a sentirem o orgulho de ser gaúcho."
Vinicius Fantinel

No encerramento aconteceu a entrega das lembranças das artesãs Débora Zanetti da Silva e Flavia Marques, que trouxeram representações simbólicas da cultura sulista integradas à identidade de Nova Mutum. Débora apresentou a lembrança intitulada "Nossa Identidade – Contribuição do Sul", composta por uma cuia de chimarrão em crochê (técnica amigurumi) e um chaveiro em MDF com o pássaro mutum, conectando tradição e pertencimento local. Já Flávia entregou a peça "Meu Chima", uma caixa de chimarrão personalizada em MDF, celebrando o hábito típico do Sul com afeto e autenticidade. Ambas as obras reforçam o papel do artesanato da Casa do Artesão como elo entre culturas e expressão de memória coletiva.
Vinicius Fantinel

A programação segue com eventos culturais que prometem envolver toda a comunidade. No dia 17 de setembro, às 19h30, em frente à Prefeitura, haverá uma mateada com apresentações de dança, declamação e música gaúcha, com os artistas Thiago José e Cesar Menegatti. Já no dia 20, data que marca o Dia do Gaúcho, o encerramento será realizado no CTG Porteira da Amazônia, com missa crioula às 19h30 e, na sequência, um show baile com Cesar Menegatti e amigos, com entrada gratuita.