G1/MT
A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, recebeu alta na noite desse sábado, ela estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Femina, em Cuiabá. De acordo com a equipe médica, a esposa do governador Mauro Mendes (União), teve dores torácicas causadas pela Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE).
Segundo a nota médica enviada pela equipe do hospital, as dores da primeira-dama começaram durante o voo de São Paulo para Cuiabá, na última quarta-feira (14). Ela chegou a ser liberada pelo hospital para participar da cerimônia de diplomação do marido, a cerimônia aconteceu nessa quinta-feira (15).
Antes de ser internada em Cuiabá, a primeira-dama estava tratando um quadro de Covid-19, em São Paulo. Ao retornar, houve a nova internação.
A volta de Virginia para Mato Grosso foi possível após o teste negativo de Covid-19 realizado após o tratamento. Entretanto, a primeira-dama precisou ser hospitalizada novamente em Cuiabá, para realizar exames clínicos, laboratoriais e de imagens, para descartar problemas cardíacos causados pela infecção do vírus.
Porém, os resultados dos exames descartaram essa possibilidade e mostraram que as dores de Virgínia estavam sendo causadas pela DRGE e Espasmos Esofagiano Difuso (EED), provocados pelo uso de grandes quantidades de medicamentos imunossupressores necessários após transplante renal.
Em julho, a primeira-dama passou por uma cirurgia para retirada de um câncer no pâncreas e ficou internada no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo. Além disso, possui transplante de rim e faz parte do grupo de risco da Covid-19.