Tiago Franz/Assessoria
Nova Mutum/MT
A palestra “Princípios e Valores Restaurativos nas Políticas Públicas” foi realizada no dia 17 de agosto, no auditório do Sindicato Rural de Nova Mutum. A iniciativa partiu do Tribunal de Justiça de Mato Grosso em parceria com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso e a Secretaria Municipal de Educação de Nova Mutum, como parte de uma campanha institucional que busca sensibilizar a participação das escolas da rede pública de ensino no Programa de Pacificação Escolar, desenvolvido pelo Poder Judiciário.
O objetivo principal desse evento foi sensibilizar os participantes para se tornarem facilitadores do programa, atuando nas unidades escolares do município, unidades de saúde e de assistência social. A ideia é fomentar a pacificação no ambiente escolar e demais por meio da implantação da Justiça Restaurativa. Para compartilhar seus conhecimentos, foi convidada a renomada palestrante Katiane Boschetti da Silveira, Assessora Especial da Presidência do TJMT e Facilitadora e Instrutora de Círculos de Construção de Paz. Ela compartilhou suas experiências com os servidores das Secretarias de Educação, Saúde, Cidadania e Assistência Social.
Segundo a Secretária Municipal de Educação, Elena Maass, o município de Nova Mutum está comprometido com o programa desde o ano passado e tem planos de implementar o projeto em todas as unidades escolares. O objetivo é envolver cada vez mais professores e alunos na prevenção e resolução pacífica de conflitos, promovendo um ambiente escolar harmonioso e colaborativo.
Foto: Assessoria

“Neste trabalho, queremos aumentar a percepção social a partir do diálogo, do acolhimento e da escuta ativa sobre dificuldades, medos e angústias que envolvem o outro” - disse Elena
Nova Mutum, com a adesão ao programa, demonstra o compromisso do município em construir uma comunidade educativa mais pacífica e empática. Essa iniciativa busca criar um ambiente escolar onde os alunos possam aprender a resolver seus conflitos de forma pacífica, promovendo o diálogo e a compreensão mútua. Com a Justiça Restaurativa, o município está investindo na construção de uma sociedade mais harmoniosa, onde os valores de respeito, empatia e colaboração são cultivados desde cedo