Nova Mutum

day_122.png
14 de Julho de 2024
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png

14 de Julho de 2024

GERAL Sexta-feira, 21 de Junho de 2024, 10:36 - A | A

21 de Junho de 2024, 10h:36 - A | A

GERAL / SEGURANÇA OESTENSIVA

Rotam completa 23 anos com homenagens e histórico de enfrentamento à criminalidade

Cerimônia foi realizada no auditório do Quartel Comando Geral da PM e contou com entrega de 82 homenagens

Wellyngton Souza | PMMT
Cuiabá/MT



A Polícia Militar de Mato Grosso realizou nesta quinta-feira (20.06) uma solenidade alusiva aos 23 anos de criação do Batalhão de Ronda Ostensiva Tática Móvel (Rotam), com a entrega da Medalha Mérito Tático Policial. Ao todo, foram entregues 82 honrarias a civis e militares na cerimônia que ocorreu no auditório do Quartel do Comando Geral da PMMT.

O comandante da Rotam, tenente-coronel Costa Gomes, relembrou que o primeiro patrulhamento tático em Mato Grosso ocorreu em 1972, com características e filosofia semelhantes às da ROTA de São Paulo na época. Com o passar do tempo, as unidades estaduais evoluíram até o surgimento da Rotam, subordinada ao Comando Especializado da Polícia Militar (CPE-MT).

"Ao longo desses anos, a Rotam tem acumulado uma história de sucesso, marcada por inúmeras intervenções bem-sucedidas, detenções de criminosos de alta periculosidade e ações decisivas na redução dos índices de criminalidade no estado. O profissionalismo e a dedicação demonstrados por nossos policiais têm gerado um impacto positivo na vida dos cidadãos, proporcionando-lhes maior segurança e confiança no trabalho policial", declarou o tenente-coronel Costa Gomes.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Corrêa Mendes, destacou o trabalho prestado pelos policiais militares da Rotam e ressaltou que a cerimônia de entrega de medalhas é uma oportunidade para enaltecer publicamente os militares, destacando seu empenho, coragem e bravura no patrulhamento tático no estado.

"Essa é uma unidade responsável pelo enfrentamento direto ao crime organizado. Uma unidade de extrema importância em Mato Grosso, responsável pelo patrulhamento tático metropolitano e que hoje comemora 23 anos de criação. Devemos parabenizar nossos policiais militares e colaboradores dessa unidade. A unidade está presente em todos os municípios de Mato Grosso e dá uma resposta rápida à população e à própria Polícia Militar", discursou durante a solenidade.

A Medalha Mérito Tático Policial foi criada pelo decreto estadual nº 626, em julho de 2016, e é uma forma de homenagear aqueles que contribuíram para a evolução e fortalecimento do patrulhamento tático.

Entre os homenageados da noite estavam a primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, que sempre prestou apoio aos projetos sociais da unidade especializada, e os secretários de Estado de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Muraro Derrite, e de Minas Gerais, Rogério Greco.

A medalha também foi entregue aos comandantes-gerais das polícias militares de Tocantins, coronel PM Márcio Mendonça, e de Rondônia, coronel Regis Wellington Silvério, bem como a autoridades civis de Mato Grosso, como a juíza Ana Cristina Mendes, o desembargador Rui Ramos, e o deputado estadual Elizeu Nascimento, entre outros.

Ações sociais e capacitações

Além de ser referência no policiamento ostensivo e tático, a Rotam também promove projetos sociais como o Jiu-Jitsu Rotam e a Escola de Futebol Grêmio Rotam, voltados para crianças e adolescentes, com o objetivo de afastá-los da criminalidade e ociosidade, além de ensinar os valores e princípios da Polícia Militar.

Adicionalmente, a unidade oferece cursos de capacitação e especialização para policiais militares não só de Mato Grosso, mas também de diversos estados do país. São referências de ensino os cursos de Controle de Distúrbios Civis (Choque), Controle e Submissão, Atendimento Pré-Hospitalar em Combate, entre outras especializações.

Comente esta notícia

cd0fb6c3112b42f4ac7db47ed2ff7af9_2.png
whatsapp-icon-4.png (65) 9 9280-9853