day_122.png
13 de Novembro de 2025
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png

13 de Novembro de 2025

GERAL Sábado, 14 de Dezembro de 2024, 18:21 - A | A

14 de Dezembro de 2024, 18h:21 - A | A

GERAL / MOBILIZAÇÃO NACIONAL

SES alerta para medidas de prevenção contra a dengue, zika e chikungunya

Cuidados são fundamentais para eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti, principal responsável pela transmissão da doença

Thaís Fávaro | SES-MT



A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) alerta para as medidas de prevenção às arboviroses, com cuidados redobrados para eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti, principal responsável pela transmissão do vírus da dengue, zika e chikungunya. 

Devido ao período de chuvas em Mato Grosso, que teve início no mês setembro e segue até maio, existe a possibilidade de aumento na proliferação do mosquito transmissor, por isso a importância de se redobrar a atenção aos cuidados. 

De acordo com o Ministério da Saúde, com apenas 10 minutos por dia é possível ter atitudes simples, mas eficazes contra a dengue, como: verificar locais com acúmulo de água, tampar caixas d'água, esvaziar recipientes, descartar corretamente o lixo, limpar as calhas, não acumular sucata e entulho, além de manter pneus em locais cobertos. 

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, reforça a importância dessas medidas que, mesmo sendo simples, podem gerar um impacto muito positivo. 

“Precisamos do apoio e empenho da população neste momento, que é decisivo na prevenção às arboviroses como dengue, zika e chikungunya. Cerca de 75% da transmissão dessas doenças ocorre nas residências, por isso, a população tem em suas mãos o grande poder de combater o mosquito. É momento de unirmos forças contra a dengue”, declarou o secretário. 

A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, reforça que a prevenção ainda é a melhor estratégia contra as arboviroses. 

“A forma mais eficaz de proteção é interromper o ciclo de vida do mosquito, por isso reforçamos as medidas para evitar água parada e manter os quintais limpos. Essas pequenas atitudes fazem toda a diferença para proteger não só os moradores, mas toda a comunidade”, acrescentou a superintendente. 

Para mais dados relacionados ao número de casos de dengue, zika e chikungunya em Mato Grosso, acesse o Informe Epidemiológico nº 37, disponível neste link

Vacinação contra a dengue

Em Mato Grosso, desde o mês de abril de 2024, a vacinação contra a dengue está disponível em 35 municípios selecionados pelo Ministério da Saúde. Contudo, ela é disponibilizada exclusivamente para crianças na faixa etária de 10 a 14 anos.

Comente esta notícia

cd0fb6c3112b42f4ac7db47ed2ff7af9_2.png
whatsapp-icon-4.png (65) 9 9280-9853