Por Marcos Fantin
São Paulo/SP
A chuva será intensa na divisa de Goiás, Mato Grosso e Tocantins, além do sul do Maranhão, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, segundo a Climatempo.
Dois alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) estão ativos para o dia 24 de dezembro. Os avisos de “perigo para chuvas intensas” abrangem os Estados de Minas Gerais, Espírito Santo, sul da Bahia, Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará.
A previsão, que dura até 10h desta terça-feira, mas pode ser prorrogada, é de chuva entre 30 e 60 milímetros em uma hora ou entre 50 e 100 milímetros em um dia, com ventos de 60 a 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Em outras áreas, como a capital e litoral de São Paulo, centro e norte de Mato Grosso do Sul, litoral de Santa Catarina e leste do Paraná também chove, mas com menos força durante todo o dia. A temperatura máxima na capital paulista chega a 26ºC, com pancadas isoladas.
A aproximação de uma nova frente fria ao Rio Grande do Sul também deve causar pancadas de chuva na capital Porto Alegre e na região central e norte do Estado. Ainda assim, o calor será forte, com máxima de 31ºC.
Por outro lado, o Nordeste deve ter, no geral, uma véspera de Natal mais ensolarada. As capitais Salvador, Natal, Recife e Maceió não devem ter chuva, e o sol predomina. No sul da Bahia há previsão de chuva nas regiões próximas a Minas Gerais e Goiás.