day_122.png
18 de Setembro de 2025
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png

18 de Setembro de 2025

Polícia Quarta-feira, 10 de Setembro de 2025, 23:58 - A | A

10 de Setembro de 2025, 23h:58 - A | A

Polícia / arma em caixa de presente

MP denuncia feminicida que matou a ex a tiros em pesqueiro

Mariana Lenz/GD



José Alves dos Santos foi denunciado pela 2ª Promotoria de Justiça Criminal de Sorriso (500 km ao norte de Cuiabá) por feminicídio majorado da ex-companheira Jacyra Grampola Gonçalves da Silva e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. O crime aconteceu em 17 de agosto deste ano, em um pesqueiro localizado no bairro Verdes Campos. Ao fingir que daria um presente para a ex, José tirou uma arma de dentro da caixa e atirou diversas vezes contra a vítima.

Segundo a denúncia, assinada pelo promotor de Justiça Luiz Fernando Rossi Pipino, o crime foi motivado pela não aceitação do fim do relacionamento. José Alves teria agido com dissimulação, ao enganar a vítima com a promessa de um “presente”, e recurso que dificultou a defesa, já que Jacyra estava sentada e desprevenida. O assassinato foi cometido em contexto de violência doméstica e familiar e perigo comum, devido aos disparos realizados em um ambiente público e movimentado, além de representar descumprimento de medida protetiva de urgência.

As investigações apontaram que o relacionamento entre José Alves e Jacyra durou cerca de dois meses. Após o término, a vítima solicitou medida protetiva em razão de o ex-companheiro não aceitar a separação.

No dia do crime, Jacyra estava no pesqueiro quando José Alves, mesmo ciente das restrições judiciais, abordou e convidou a vítima para ir até seu veículo, alegando que queria entregar-lhe um presente. Diante da recusa, José Alves foi ao carro, onde havia escondido uma arma de fogo de uso restrito.

Retornou ao local com o embrulho nas mãos, caminhando tranquilamente e se aproximando de forma dissimulada. Sem que a vítima pudesse reagir, ele efetuou diversos disparos, que resultaram na morte de Jacyra. Foram ouvidos ao menos 6 tiros.

Depois do crime, ele fugiu em veículo Fox preto, mas foi preso no dia seguinte, 18 de agosto, em uma estrada de Boa Esperança do Norte (400 km a norte de Cuiabá).

Comente esta notícia

cd0fb6c3112b42f4ac7db47ed2ff7af9_2.png
whatsapp-icon-4.png (65) 9 9280-9853