Nova Mutum

day_122.png
18 de Março de 2025
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png

18 de Março de 2025

Política Terça-feira, 11 de Março de 2025, 17:20 - A | A

11 de Março de 2025, 17h:20 - A | A

Política / CIDADANIA

Câmara de Nova Mutum discute integração da comunidade haitiana em reunião com vereadores e representantes

Rodrigo Caetano/Assessoria
Nova Mutum/MT



Nesta terça-feira (11), a Câmara Municipal de Nova Mutum realizou uma reunião com representantes da comunidade haitiana e vereadores para discutir ações de integração e acolhimento dos imigrantes no município. O encontro, realizado na sala do presidente da Casa, Vereador Lucas Badan, contou com a presença de parlamentares, lideranças haitianas e o coordenador do projeto "Acolher e Integrar os Haitianos", Agilson Poquiviqui, da UNEMAT.

A pauta principal da reunião foi a apresentação das demandas da comunidade haitiana, que busca maior inserção social e cultural em Nova Mutum. Entre os pontos discutidos, destacou-se o desejo dos haitianos de compartilhar sua cultura por meio de manifestações artísticas, como dança, música, culinária e vestimentas típicas. Além disso, foi solicitada a criação de um censo para mapear quantos haitianos residem atualmente na cidade.

Um dos desafios apontados foi a dificuldade de adaptação das crianças haitianas nas escolas, principalmente devido à barreira do idioma. Os representantes enfatizaram a necessidade de apoio para facilitar o aprendizado da língua portuguesa e garantir a inclusão educacional. Para melhorar a comunicação entre os imigrantes, foi criado um grupo no WhatsApp, que reúne membros da comunidade que falam francês e crioulo.

No aspecto religioso, foi informado que a maioria dos haitianos é protestante e que cerca de 60 pessoas participam regularmente das atividades na Igreja do Evangelho Quadrangular. Outra solicitação foi a inclusão de membros da comunidade na orquestra municipal para que possam cantar o hino nacional do Haiti em eventos públicos,  desenvolvidos pela comunidade haitiana.

Como forma de estreitar os laços culturais, os haitianos convidaram o Executivo e o Legislativo para um evento especial no dia 18 de maio, entre 16h e 17h, onde apresentarão pratos típicos e aspectos de sua cultura. O objetivo é promover um intercâmbio cultural e fortalecer a integração entre os haitianos e os moradores de Nova Mutum.

Ao final da reunião, os representantes da comunidade haitiana reforçaram a importância do apoio dos vereadores para a criação de uma associação que facilite a interação entre os imigrantes e os brasileiros. "Precisamos de orientação e atenção para que nossa comunidade seja cada vez mais integrada à sociedade de Nova Mutum", destacou Rony Joachin, administrador e representante dos haitianos.

Estiveram presentes na reunião o presidente da casa, Lucas Badan, os vereadores Anderson Mantovan e Carmem Casagrande, do União Brasil, além de Jaiane Santos e Altair Albuquerque, ambos do PP.

A Câmara Municipal, por meio de seus vereadores, reafirmou o compromisso de trabalhar em prol da inclusão e do desenvolvimento social de todos os cidadãos, destacando a relevância de iniciativas que promovam a diversidade cultural e a convivência harmoniosa na cidade.

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do Site Agitos Mutum.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no; INSTAGRAM  e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia

cd0fb6c3112b42f4ac7db47ed2ff7af9_2.png
whatsapp-icon-4.png (65) 9 9280-9853