Por Rodrigo Caetano
Nova Mutum-MT
Avançando no compromisso com a qualidade do trânsito e proteção dos moradores, a Câmara Municipal de Nova Mutum trouxe à pauta, nesta quarta-feira, 22 de setembro, a Indicação nº 262/2025, que busca soluções concretas para pontos de risco na malha urbana. O pedido, aprovado por unanimidade, foi apresentado pelo vereador Altair Albuquerque (PP), e recomenda ao Executivo municipal o estudo para a instalação de um semáforo no entroncamento da Avenida das Gaivotas com a Avenida dos Pombos, região dos bairros Flor de Pequi e Edelmina Querubim.
A proposta nasce de constantes reivindicações de bairros que presenciam diariamente altíssimo fluxo de veículos, motocicletas e ciclistas, especialmente em horários de pico, aumentando o risco de acidentes. O entorno ainda concentra uma série de polos institucionais, a exemplo do Mercado do Bem, Escola Militar, PSF Arara Azul, Centro Social Desenvolver, Igreja Santa Terezinha e Escola Quatro de Julho, ampliando o trânsito de pedestres, estudantes e trabalhadores.
Além de contribuir para o ordenamento do tráfego e prevenir acidentes, a indicação ainda destaca que a implantação do equipamento pode favorecer a redução do tempo de deslocamento, facilitar a diversificação de rotas, diminuir o congestionamento nas principais vias urbanas e equilibrar a circulação no perímetro. De forma humanizada, a medida atende ao clamor de munícipes preocupados com suas rotinas e bem-estar.
Tal como toda demanda apresentada em forma de indicação, sua execução não é obrigatória, ficando a critério do Poder Executivo analisar e viabilizar conforme a realidade orçamentária e as necessidades prioritárias do município, reforçando o protagonismo da Câmara no debate por melhorias para Nova Mutum.





























































