Cíntia Borges/Mídia News
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou o senador mato-grossense Carlos Fávaro (PSD) como ministro da Agricultura. O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (29).
"O ministro da Agricultura será o senador Carlos Fávaro pelo estado de Mato Grosso", anunciou Lula, seguido de abraços e fotos com o parlamentar.
Com a nomeação de Fávaro, que será oficializada no dia 1º de janeiro, Mato Grosso volta a ter um ministro da Agricultura depois de quatro anos.
O último foi Blairo Maggi, que esteve à frente da Pasta entre 12 de maio de 2016 e 1º de janeiro de 2019, durante o Governo de Michel Temer (MDB).
Produtor de soja em Mato Grosso, Fávaro enfrentou resistência do agro porque apoiou a candidatura do ex-presidente Lula em um Estado predominantemente bolsonarista.
Fávaro disputava a cadeira de ministro com o também mato-grossense Nilson Leitão (PSDB), que tinha o apoio do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), que foi filiado ao PDSB até este ano. Mas nas últimas semanas, o nome de Leitão foi aos poucos sendo deixado de lado.