Nova Mutum

day_122.png
18 de Junho de 2024
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png

18 de Junho de 2024

Política Segunda-feira, 19 de Dezembro de 2022, 20:37 - A | A

19 de Dezembro de 2022, 20h:37 - A | A

Política / SEGURANÇA PÚBLICA

Lurdes solicita implantação de Centros de Atenção Psicossocial destinados a acolher pacientes com transtornos decorrentes do uso de álcool e outras drogas

Elisângela Viana - SECOM/CMNM
Nova Mutum/MT



É de autoria da vereadora Lurdes Costa Marques a indicação que aponta ao Executivo, a necessidade de implantar em Nova Mutum os Centros de Atenção Psicossocial – CAPS, sendo eles, o CAPS II E CAPS AD (Álcool e drogas), que são instituições destinadas a acolher pacientes com transtornos mentais, estimular sua integração cultural, social e familiar, apoiar suas iniciativas por busca de autonomia e oferecer atendimento médico e psicológico.

Em seu pedido a parlamentar considerou principalmente, a preocupação com dezenas de famílias que sofrem com seus entes queridos em situação de dependência de substâncias legais e ilegais (álcool e drogas) no município.

O objetivo é ainda ofertar, por meio do CAPS AD, atenção psicossocial para atendimento de pacientes com transtornos decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas, oferecendo atendimento diário, intensivo, semi-intensivo ou não intensivo. Em sua indicação a vereadora destaca que os CAPS II e CAPS AD, devem funcionar como articuladores estratégicos da rede de atenção à saúde mental, promovendo vida comunitária e autonomia dos usuários. Além disso, esses serviços, conforme preconiza o Ministério da Saúde, devem contar com planejamento terapêutico individualizado de evolução contínua, possibilitando intervenções precoces, além de apoio de práticas de atenção comunitária e de leitos psiquiátricos em hospitais gerais.

Na indicação a vereadora também destaca, que a multidisciplinaridade desses serviços é de fundamental importância de forma que a equipe seja composta por médico psiquiatra, clínico geral, psicólogos, dentre outros, para que os atendimentos possam ser realizados de forma mais humanizada, visando a liberdade e autonomia das pessoas e não somente a reprodução de discursos.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E FIQUE BEM INFORMADO EM NOTÍCIAS, VAGAS DE EMPREGO, UTILIDADE PÚBLICA E MUITO MAIS!  CLIQUE AQUI

APROVEITE E CURTA A NOSSA PAGINA NO  FACEBOOK , SIGA NOSSO INSTAGRAM, SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Comente esta notícia

cd0fb6c3112b42f4ac7db47ed2ff7af9_2.png
whatsapp-icon-4.png (65) 9 9280-9853