Nova Mutum

day_122.png
08 de Outubro de 2024
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png

08 de Outubro de 2024

Política Terça-feira, 15 de Novembro de 2022, 14:04 - A | A

15 de Novembro de 2022, 14h:04 - A | A

Política /

Mauro alfineta EUA e China e diz que estados produtores preservam menos que MT

Vinicius Mendes/GD



Durante coletiva com a imprensa internacional na 27ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 27), que ocorre em Sharm El Sheik, no Egito, o governador Mauro Mendes criticou a falta de reconhecimento do Brasil em seus esforções pela preservação ambiental, enquanto países como Estados Unidos e China, também grandes produtores, preservam muito menos.  

A preservação da Amazônia tem sido pauta mundial quando se discute as mudanças climáticas. O governador de Mato Grosso afirmou que países mais ricos continuam sendo grandes emissores de carbono, que contribuem para o problema, e que seus esforços ainda estão muito aquém do necessário.  

“Falar da Amazônia é fácil, eu represento aqui nesse painel, nesse encontro, o estado brasileiro que é o maior produtor de alimentos e que faz isso com 62% do seu território totalmente preservado”, disparou.  

Como exemplo Mauro citou a China e Estados Unidos, que em seus territórios onde há a maior produção de alimentos a preservação ambiental é muito mais baixa que em Mato Grosso.  

“Peguei os 3 estados que estão nesses países, o maior produtor de alimento, e fiz uma rápida comparação. No Brasil, Mato Grosso é o maior produtor de alimentos e preserva 62% do seu território. Nos Estados Unidos, o maior produtor, Califórnia, preserva apenas 26%. Na China, província de Hubei, que é a maior produtora, preserva apenas 11% do seu território”.  

Mauro disse que quer o respeito dos outros países para que reconheçam os esforços do Brasil na preservação ambiental e também a relevância de nosso país nesta agenda mundial.  

“Não podemos admitir ter aquilo que temos e em muitos momentos sermos tratados como patinho feio dentro dessa ordem política ambiental mundial. [...] não venho aqui atrás apenas de recursos, mas de falar a verdade e colocar a verdade, acima de tudo, nessa discussão para que nós tenhamos respeito por aquilo que somos e a importância que temos dentro dessa agenda ambiental. Que todos façam a sua parte. O Brasil já faz, a Amazônia já faz e eles precisam fazer a parte deles”.

Comente esta notícia

Elies Alves 15/11/2022

Mauro Mendes tem meu respeito e admiração na sua fala. Falou o que a maioria dos brasileiros gostariam de falar.

positivo
0
negativo
0

1 comentários

cd0fb6c3112b42f4ac7db47ed2ff7af9_2.png
whatsapp-icon-4.png (65) 9 9280-9853