Nova Mutum

day_122.png
17 de Março de 2025
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png

17 de Março de 2025

Política Domingo, 02 de Março de 2025, 23:13 - A | A

02 de Março de 2025, 23h:13 - A | A

Política / POLITICA

Milei diz que Mercosul só enriqueceu brasileiros e ameaça deixar bloco

Presidente argentino destacou "oportunidade histórica" de acordo comercial com os EUA

CNN Brasil



O presidente da Argentina, Javier Milei, ameaçou deixar o Mercosul e disse que o bloco só serviu para enriquecer industriais brasileiros. A afirmação veio durante um discurso de Milei na abertura do Congresso.

O líder argentino se referia à “oportunidade histórica” de celebrar um acordo comercial com os Estados Unidos. “Para aproveitar essa oportunidade histórica que volta a se apresentar, é necessário estar disposto flexibilizar. Incluindo, se for o caso, sair do Mercosul, que só o que fez desde sua criação foi enriquecer os grandes industriais brasileiros, às custas de empobrecer os argentinos”, afirmou.

Milei falou durante quase uma hora e fez um balanço de sua gestão e do estado da nação, com o foco principalmente em seus resultados econômicos, como a desaceleração da inflação e o estabelecimento do superávit financeiro. O presidente também disse que este é “o melhor governo da história” e agradeceu a cada um de seus ministros.

Com críticas ao Estado e à “casta política”, Milei disse que o país está radicalmente diferente do que era há um ano —no início de sua administração— e renovou seu compromisso a redução de impostos e promessa de deixar para trás as restrições cambiais.

O presidente anunciou que procurará tornar o equilíbrio fiscal obrigatório para os orçamentos do Estado e continuar a avançar com a privatização das empresas públicas.

“Prefiro encolher o Estado e ter menos pobres na Argentina”, afirmou.

Comente esta notícia

cd0fb6c3112b42f4ac7db47ed2ff7af9_2.png
whatsapp-icon-4.png (65) 9 9280-9853